Lockdown adotado da China é insustentável, diz OMS

Lockdown adotado da China é insustentável, diz OMS

Tedros Adhanom declarou que o lockdown adotado em algumas regiões é 'insustentável'

Por Redação em 11/05/2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou a política “covid zero” adotada pela China para conter a pandemia, dizendo que o lockdown adotado em algumas regiões é insustentável.

Mais especificamente, no dia 10/05/2022, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, falou sobre o assunto

“Quando falamos da estratégia de ‘covid zero’, acreditamos que é insustentável, considerando o comportamento do vírus no momento e o que esperamos no futuro”, afirmou Adhanom. “É muito importante passar para uma estratégia diferente”.

Desde o início da emergência sanitária, a China tem adotado medidas rígidas e restrições em diversas cidades, entre elas Pequim e Xangai.

Lockdown na China

De acordo com o diretor de Situações de Emergência da OMS, Michael Ryan, a estratégia permitiu que a China registrasse um número muito pequeno de mortes em relação à sua população (ao menos de acordo com os dados do governo).

No entanto, Ryan pediu “políticas dinâmicas, adaptáveis e flexíveis”, porque a falta de adaptabilidade mostrou durante esta pandemia que pode causar “muitos danos”.

Em resposta aos comentários, o Ministério das Relações Exteriores da China pediu ao diretor-geral da OMS que evite fazer comentários “irresponsáveis”.

Em uma coletiva de imprensa no dia 11/05/2022, o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, defendeu as medidas do país no combate à pandemia e disse que espera que a OMS possa ver as políticas chinesas de forma objetiva.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Shengpengpeng Cai@tsaichinghsuanShengpengpeng Cai