Gestão de dados: nova fonte de receita

Gestão de dados: nova fonte de receita

Gestão de dados é a nova fonte de receita de muitas empresas. Compartilhar e ao mesmo tempo respeitar a privacidade se tornou muito lucrativo.

Por Redação em 24/02/2021

Gestão de dados é uma nova fonte de receita. É claro que a gestão de dados vem numa crescente nos últimos anos, mas a sua extensão e importância atingiu novos patamares. Tanto que, em abril, o governo chinês a reconheceu como um “novo fator de produção”.

Inegavelmente, se usado com sabedoria, dados podem abrir novas possibilidades para o bem-estar e para a obtenção de lucro. Por outro lado, se mal tratados, eles podem ser podem exacerbar a desigualdade.

É evidente que todas as empresas dependem da gestão eficaz de informações. Entretanto, muitas sentem que não têm maturidade ou conhecimento prático para isso.

Dados são só uma fonte de valor, mas também uma fonte de risco no que diz respeito a reputação, restrições regulatórias e sensibilidade comercial. Em suma, diversos desafios internos e externos impedem ou atrapalham a tão necessária inovação constante nessa área.

Felizmente, uma nova onda de tecnologias está surgindo, oferecendo às empresas novas opções – e permitindo que elas gerem insights sem expor seus dados.

Gestão de dados: como conseguir compartilhar, respeitando o anonimato, pode criar valor – e ser uma nova fonte de receitas

Poder compartilhar dados e ainda assim respeitar anonimato faz uma enorme diferença, como podemos observar no caso da Duality Technologies, por exemplo. Em uma, ela usou um sistema para compartilhar dados médicos genômicos, que geralmente estão sujeitos a regras rígidas de proteções de privacidade, de forma segura e ágil. O sistema tem sido usado na análise de várias doenças complexas.

Essas inovações, junto com novas práticas de negócios centradas no ser humano, capacitam as partes interessadas e protegem a privacidade do indivíduo. Isso abre novas possibilidades para a geração de mercado, receita e experiência do consumidor.

O resultado dessas novas oportunidades é uma mudança de paradigma; as empresas podem usar os dados de maneira responsável e desenvolver novos serviços ​​e fontes de receita.

Já está surgindo um novo modelo baseado em ecossistemas colaborativos, gerenciamento confiável de dados e alinhamento do sucesso dos negócios com melhores resultados para todos.

Para saber mais sobre gestão de dados e as oportunidades criadas nessa área, clique aqui.

Foto: Markus Spiske.