O caso das sementes misteriosas ganhou o mundo. Aqui no Brasil, subiu para 23 o número de estados que registraram o recebimento de sementes misteriosas vindas de países asiáticos. O Distrito Federal também tem casos registrados. Já há relatos de fungos encontrados nas sementes misteriosas.
De acordo com o Ministério da Agricultura, ao receber pacotes não solicitados, especialmente com sementes, a orientação é não descartar no lixo comum.
“Primeiramente, entre em contato com a agência de defesa agropecuária do seu estado. Eles recolherão estas amostras e enviarão para análise”.
Tão importante quanto esta informação, é não plantar as sementes, explica o Ministério da Agricultura em nota oficial.
Ao todo, 199 amostras já foram recolhidas e encaminhadas para análise no laboratório.
Sementes misteriosas foram plantadas
Surpreendentemente, em Maringá, no Paraná, algumas das sementes misteriosas foram plantadas indevidamente, e o “risco de proliferação se tornou muito alto”, contou Renato Rezende, Gerente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná.
“A planta exótica cresceu rapidamente e diversas pessoas pediram mudas para transplantar. Se for uma planta daninha, pode vir a trazer problemas na agricultura e no meio ambiente também”, explicou enquanto uma equipe fazia a retirada.
Da mesma maneira que no Paraná, na Bahia, de acordo com a reportagem do Fantástico, sementes misteriosas também foram plantadas.
Uma doceira recebeu um envelope endereçado a ela, indicando o envio de sementes de bonsai. Após plantar, ela percebeu que não era, e por fim procurou a agência reguladora do estado, que prontamente fez a retirada.
Fungos encontrados nas sementes misteriosas
O material recolhido na Bahia já foi encaminhado para laboratório que fica em Goiânia.
Leia também
Lá os técnicos analisam se as sementes estão contaminadas com algum tipo de vírus ou bactéria, e se podem oferecer algum risco à saúde dos brasileiros.
“Por enquanto nenhum laudo foi concluído, mas ao Fantástico, fontes oficializaram que já foram encontrados fungos em algumas amostras”, disse a reportagem.
No Mundo
As sementes misteriosas também chegaram em outros países.
Atualmente, países como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Polônia, Alemanha, França Holanda, Reino Unido, Irlanda, Chile e Canadá registraram recebimentos.
Nos Estados Unidos, um dos primeiros países a registrarem casos de sementes enviadas pelos “correios” sem serem solicitadas, é também onde as investigações estão mais avançadas.
De acordo com Osama El-Lissy, um dos diretores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, já foram identificadas mais de 300 tipos de sementes.
“São plantas ornamentais, frutas, ervas daninhas, vegetais. Algumas estavam contaminadas com pragas”, declarou a reportagem.
Quer saber mais sobre o assunto, clique aqui.
Foto: Etty Fidele.