Sementes chinesas: EUA investigam envios

Sementes chinesas: EUA investigam envios

Sementes chinesas estão na mira das autoridades estaduais e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA. Isso porque centenas de residentes americanos relataram ter recebido sementes não encomendadas pelo correio.

Por Redação em 28/07/2020

Sementes chinesas estão na mira das autoridades estaduais e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA.

Isso porque centenas de residentes americanos relataram ter recebido sementes chinesas não encomendadas pelo correio. De acordo com a reportagem da Istoé Dinheiro, autoridades agrícolas dos Estados Unidos iniciaram as investigações depois que moradores receberam pacotes não solicitados de sementes que, aparentemente, vieram da China.

O comissário da Agricultura e Silvicultura da Louisiana, Mike Strain, declarou que está investigando os pacotes recebidos no estado e que USDA também está acompanhando o assunto.

“Um porta-voz do USDA disse que o Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal da agência está ciente de que “pessoas de todo o país receberam pacotes de sementes não solicitados da China nos últimos dias”.

O porta-voz disse que o USDA está trabalhando com o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), e com os departamentos estaduais de Agricultura para impedir a entrada ilegal de sementes proibidas e proteger a agricultura dos Estados Unidos de pragas invasoras e ervas daninhas nocivas”, apontou a reportagem.

Strain, de Louisiana, disse que os pacotes que chegaram ao estado parecem ter sido enviados pela China e Usbequistão, e que alguns foram rotulados para sugerir que tinham outros produtos como joias, brinquedos e até fones de ouvido sem fio.

Departamentos de agricultura de outros estados, como Virgínia e Washington, também iniciaram investigações sobre as sementes chinesas, e pediram aos moradores que relatassem qualquer recebimento de sementes não solicitadas pelo correio.

“As autoridades pedem às pessoas que não plantem as sementes. A Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Agricultura diz que está trabalhando em estreita colaboração com o USDA e o DHS para entender a origem das sementes”.

A Embaixada da China e a Embaixada do Usbequistão em Washington não se manifestaram sobre o assunto.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: Carol Jeng.