França limita uso da vacina Janssen após estudo apontar aumento do risco de infarto

França limita uso da vacina Janssen após estudo apontar aumento do risco de infarto

EUA e França limitaram o uso da Janssen.

Por Redação em 08/05/2022

Em fevereiro de 2022, autoridades de saúde da França limitam a recomendação de uso da Janssen (Johnson & Johnson) porque dados preliminares apontam aumento do risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) nas duas semanas seguintes à injeção.

A Alta Autoridade da Saúde (HAS) francesa emitiu o alerta para que o fármaco da Janssen seja usado apenas em pessoas que não podem ou não querem tomar Pfizer/BioNTech.

Entenda a relação da Janssen com o infarto

Segundo a HAS, dados do relatório EPI-PHARE, divulgado no final de janeiro, apontam para este novo efeito adverso. O parecer descreve “um ligeiro aumento no risco de infarto agudo do miocárdio nas duas semanas após a vacinação com Janssen”, segundo informa a organização, em comunicado.

Agora, a HAS pede que as evidências sejam analisadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o que poderá confirmar a relação do fármaco com o infarto ou não. Os pesquisadores da EMA poderão cruzar as informações francesas com os dados de farmacovigilância europeus disponíveis até à data.

A Janssen não está utilizando DNA ou RNAm para obter uma resposta no sistema imunológico, ao contrário da Pfizer, por exemplo.

Estados Unidos limitou o uso em maio devido a risco de coágulos

No dia 05/05/2022, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) limitou o uso da Janssen por risco de síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS).

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Giulia Bertelli