Inteligência de Negócios

Ferramentas para segmentação de clientes

Quando falamos em segmentação de clientes, estamos falando principalmente na estratégia de atuação de uma empresa ou instituição. Em outras palavras: qual o posicionamento que a empresa deve ter e para qual público quer vender ou oferecer seus produtos e serviços?

O principal objeyivo da segmentação de clientes é entender como o cliente quer ser tratado.

De acordo com o Sebrae SP, na maioria das vezes, clientes gostam de se sentir únicos. Mas o que é preciso fazer para que eles se sintam assim?

Primeiramente, incorporando a segmentação na sua estratégia de negócios. Afinal, é quando descobrimos qual o público que desejamos alcançar que descobrimos também a capacidade de oferecermos o produto ideal para este cliente. E ele, por sua vez, se torna fiel, compra outras vezes e passa a indiciar a sua empresa ou instituição.

A segmentação de clientes enquanto “ferramenta”

Agora que você já sabe que a segmentação de clientes irá auxiliá-lo na classificação dos seus clientes de acordo com alguns critérios de segmentação (preferência e volume de compra, região, idade, estilos de vida, etc.), é possível ser mais assertivo na hora de concentrar os esforços, principalmente no que diz respeito a divulgação e ao marketing.

Para conhecer melhor o cliente, o próprio empresário deverá definir os critérios.

Por exemplo, a idade é um critério bastante importante para uma loja de roupas: seu produto é direcionado para jovens, adultos ou idosos? Defina também um comportamento comum como: amantes de motociclismo ou fãs de música erudita. Ou ainda uma circunstância temporária como: pais de filhos recém-nascidos, vestibulandos ou noivos e recém-casados.

Um aliado nessa busca da segmentação perfeita é o uso de big data e inteligência artificial. Sim, sabemos que hoje existem inúmeros perfis de clientes e a segmentação se torna, de certa forma, cada vez mais ampla. Justamente por isso é preciso contar com a ajuda da tecnologia.

A parte boa nisso tudo é que existem empresas especializadas neste quesito, como a wconnect, por exemplo.

A wconnect é líder nacional no uso de big data para inteligência de negócios.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: Ricardo Arce

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024