Quando falamos em segmentação de clientes, estamos falando principalmente na estratégia de atuação de uma empresa ou instituição. Em outras palavras: qual o posicionamento que a empresa deve ter e para qual público quer vender ou oferecer seus produtos e serviços?
O principal objeyivo da segmentação de clientes é entender como o cliente quer ser tratado.
De acordo com o Sebrae SP, na maioria das vezes, clientes gostam de se sentir únicos. Mas o que é preciso fazer para que eles se sintam assim?
Primeiramente, incorporando a segmentação na sua estratégia de negócios. Afinal, é quando descobrimos qual o público que desejamos alcançar que descobrimos também a capacidade de oferecermos o produto ideal para este cliente. E ele, por sua vez, se torna fiel, compra outras vezes e passa a indiciar a sua empresa ou instituição.
A segmentação de clientes enquanto “ferramenta”
Agora que você já sabe que a segmentação de clientes irá auxiliá-lo na classificação dos seus clientes de acordo com alguns critérios de segmentação (preferência e volume de compra, região, idade, estilos de vida, etc.), é possível ser mais assertivo na hora de concentrar os esforços, principalmente no que diz respeito a divulgação e ao marketing.
Para conhecer melhor o cliente, o próprio empresário deverá definir os critérios.
Leia também
Por exemplo, a idade é um critério bastante importante para uma loja de roupas: seu produto é direcionado para jovens, adultos ou idosos? Defina também um comportamento comum como: amantes de motociclismo ou fãs de música erudita. Ou ainda uma circunstância temporária como: pais de filhos recém-nascidos, vestibulandos ou noivos e recém-casados.
Um aliado nessa busca da segmentação perfeita é o uso de big data e inteligência artificial. Sim, sabemos que hoje existem inúmeros perfis de clientes e a segmentação se torna, de certa forma, cada vez mais ampla. Justamente por isso é preciso contar com a ajuda da tecnologia.
A parte boa nisso tudo é que existem empresas especializadas neste quesito, como a wconnect, por exemplo.
A wconnect é líder nacional no uso de big data para inteligência de negócios.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.
Foto: Ricardo Arce.