Análise de risco com machine learning

Análise de risco com machine learning

A Datafy ajudou uma empresa da área de educação a detectar padrões entre bons e maus pagadores, diminuindo a taxa de inadimplência.

Por Redação em 06/04/2021

A Datafy, lançada pela wconnect, é uma plataforma de big data marketplace que utiliza o que há de mais avançado em big data, Inteligência Artificial (IA) e machine learning, oferecendo dados curados, dados combinados e modelagens para atender as necessidades de negócio dos clientes, inclusive na área de análise de risco.

Afinal, utilizar a computação para detectar padrões nas informações sobre clientes está, cada vez mais, deixando de ser um diferencial e se tornando essencial em todas as áreas.

Análise de risco com machine learning na gestão de crédito estudantil

Uma instituição de crédito estudantil de grande porte nos EUA enfrentava elevada taxa de inadimplência, atingindo impressionantes 34%.

Então, utilizando dados históricos sobre esses tomadores de crédito, foi desenvolvido um modelo preditivo baseado em machine learning para identificar quais indivíduos apresentavam alto risco de deixar de pagar seus empréstimos. Isso permitiu aos analistas de risco da instituição tomar decisões de concessão de crédito de forma mais assertiva e ágil.

Análise de risco com machine learning no segmento de educação: tabela mostrando a modelagem.
Separação em grupos feita para detectar tendências de inadimplência

Hoje, a instituição utiliza o modelo para identificar indivíduos de alto risco e de baixo risco. Isso permitiu a automação de etapas da análise de risco, reduzindo tanto o tempo de análise de risco quanto a taxa média de inadimplência.

Essa iniciativa também permitiu otimizar a alocação de tempo dos analistas de risco, que agora têm segurança para aprovar mais rapidamente a concessão de crédito para bons pagadores identificados pelo modelo.

Big data e análise de risco com machine learning

Já falamos, aqui no altavista.news, sobre o que é big data e a importância da qualidade e da diversidades de dados na hora de realizar análises.

E de onde a Datafy obtém dados? A partir de diversos big datas especializados em health, agro, financeiro, CPG (bens de consumo), entre outros.

Para mais detalhes sobre o case de sucesso mencionado, clique aqui.


Foto: Stephen Dawson.