ERP: o que é e para serve?

ERP: o que é e para serve?

ERP vem do inglês, “Enterprise Resource Planning” ou em português, “Planejamento dos recursos empresariais”.

Por Redação em 04/01/2021

ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning” ou “Planejamento dos recursos empresariais” em português.

O sistema ERP surgiu na década dos anos 50 com tecnologia baseada nos grandes computadores, os “mainframes”.

Isso foi evoluindo, especialmente com a chegada dos microcomputadores, com softwares interligando diversos departamentos de uma empresa e reunindo todas as informações gerenciais em um único sistema através do que se convencionou chamar de “módulos” ou segmentos departamentais de uma empresa.

Ocorreu, a partir daí, a integração de módulos das áreas de finanças, compras, vendas e recursos humanos. As empresas de sistemas vendiam tais módulos isoladamente, mas posteriormente propuseram uma integração, visando responder as solicitações de clientes de modo mais veloz e com maior lucratividade para a empresa.

Modernamente, os sistemas ERP podem ser acessados por seus usuários a partir de acesso online (sistema ERP Online) e “em nuvem”, substituindo os ERP´s antigos.

Os sistemas mais completos incluem a contabilidade e suas demonstrações financeiras, quer as obrigatórias, seguindo a legislação, e também as gerenciais, incluídos aí os registros “online” dos ativos e passivos, resultando as demonstrações de resultado e os correspondentes fluxos de caixa, englobando contas a pagar e a receber.

Uma dificuldade que pode ser crucial é sua implantação. Nós vimos casos reais onde grandes empresas falharam na implantação, causando prejuízos encadeados com os fornecedores e clientes.

Isso assusta empresários com os ERP´s e suas escolhas para selecionar a empresa fornecedora e contratar sua implantação. Conhecemos casos de fracasso e de sucesso e iremos detalhar ambos.

Assista ao vídeo sobre as empresas de ERP´s atuando no Brasil.

*Carlos Daniel Coradi é engenheiro, mestre em administração de empresas e presidente da EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores.

Para acompanhar Carlos Coradi no LinkedIn, clique aqui.


Foto: reprodução/LinkedIn.