Benefícios flexíveis para os colaboradores devem virar rotina

Benefícios flexíveis para os colaboradores devem virar rotina

Segundo a analista de gestão de pessoas, Patrícia Carvalho, “em pouco mais de quatro meses, passaram-se quase 10 anos em mudanças, adaptações, evoluções” na área de benefícios.

Por Redação em 23/07/2020

Flexibilizar benefícios está entre as mudanças que o mercado de trabalho têm experimentado para novas contratações.

Com a declaração da Organização Mundial da Saúde de pandemia global e a adoção de medidas de prevenção, incluíndo a quarentena, o número de pessoas trabalhando em casa aumentou consideravelmente. O novo normal vem propondo uma série de adaptações ao modelo tradicional de escritório. Entre elas os benefícios flexíveis. E, nessa história, quem ganha é a empresa e o colaborador.

Sabe-se que um terço dos trabalhadores do mundo trabalham com tecnologia da informação. De acordo com acordo com o US Census Bureau, o departamento de estatística dos Estados Unidos, metade deles trabalham em casa.

Neste cenário, muitas empresas brasileiras já começaram a oferecer benefícios flexíveis aos seus colaboradores.

A analista de gestão de pessoas, Patrícia Carvalho, divulgou em seu LinkedIn um texto a respeito. Segundo ela, “em pouco mais de quatro meses, passaram-se quase 10 anos em mudanças, adaptações, evoluções” na área de benefícios.

Brinox, Kraft Heinz, Buser, Oi e Gupy

Empresas como a Kraft Heinz, a Buser e a Oi passaram a oferecer sessões de terapia online para substituir a salinha de descompressão que tinham nos escritórios. O mais bacana é que essas empresas não pensam em encerrar o programa de incentivos quando tudo isso passar.

Algumas empresas optaram pelo auxílio para móveis. Este é o caso da Gupy, empresa de tecnologia para recrutamento que oferece uma plataforma online para empresas que procuram contratar talentos. Segundo o Engenheiro de Software, Rodrigo Campos, a Gupy decidir manter 100% do time trabalhando remotamente até o final do ano. “A Gupy forneceu um auxílio a todos os gupiers para que pudessem deixar seus locais de trabalho mais confortáveis e com a sua cara”.

O Grupo Brinox anunciou seu programa permanente de trabalho home office. Boa parte da equipe administrativa e de áreas de suporte atuam remotamente desde o final de março, com o início da pandemia da Covid-19 e o andamento dos decretos municipais e estaduais.

Para a gerente de recursos humanos do grupo, Celiz Frizzo, benefícios como auxílio financeiro para gastos com luz, internet e alimentação, além de auxílio para a adequação ergonômica dos espaços de trabalho nas casas dos colaboradores estão sendo alinhados. “Queremos que todos estejam confortáveis com este formato e tenham as condições necessárias para realizar suas tarefas diárias. Nossas equipes de Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho estão sendo parceiras para essas questões”, declarou.

Benefícios flexíveis em conformidade com a CLT

O cartão InMais Utilidades, comercializado pela wconnect, está de acordo com a legislação trabalhista e possibilita ao empregador oferecer aos colaboradores, sem encargos sociais, um cartão para despesas com saúde, educação, vestuário, equipamentos ou transporte.

O artigo 458 da CLT prevê em seu parágrafo 2o.:

Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:

I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;

II – educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;

III – transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;

IV – assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;

V – seguros de vida e de acidentes pessoais;

VI – previdência privada;

VII – (vetado);

VIII – o valor correspondente ao vale-cultura.

Fonte de parte da matéria: Linkedin.


Foto: Brinox/divulgação.