Entrevista de emprego: o que não falar?

Entrevista de emprego: o que não falar?

Chegou a hora da tão sonhada entrevista de emprego? É hora de prestar atenção nas expressões para ser lembrado positivamente pelo recrutador.

Por Redação em 11/03/2021

Chegou a hora da tão sonhada entrevista de emprego? É hora de prestar atenção nas expressões para ser lembrado positivamente pelo recrutador.

O tema foi abordado pelo programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios ajuda candidatos de todo o mundo a evitar gafes e expressões indesejadas na hora da entrevista de emprego.

Sabe-se que para conseguir uma vaga de emprego, é preciso se destacar diante dos demais candidatos. Em outras palavras, você deve ser mais capaz do que os seus concorrentes.

“Além disso, evitar durante a entrevista palavras, frases e expressões que não agradam recrutadores pode ajudar”, cita a reportagem.

Na entrevista de emprego

De acordo com Jason Walker, ex-diretor da empresa de recrutamento Hays, as três expressões mais citadas por candidatos são: “nós”, “obviamente” e “workaholic”.

A sugestão é que se use a palavra “eu” para explicar as experiências e conhecimento.

Isso porque, de fato, o entrevistador deseja ouvir a sua experiência, aquilo que você conquistou, e como contribuiu com a empresa anterior.

Ele não quer saber o que o departamento fez.

Para ele, algumas palavras usadas com frequência nas entrevistas podem ser facilmente substituídas por opções melhores.

Por outro lado, Ian Scott, gerente da Randstad Technologies, aponta que é importante remover do vocabulário as famosas terminologias genéricas como “desafio” ou “motivado por mudança”.

“Raramente as pessoas conseguem criar uma boa explicação ou dar exemplos concretos sobre os desafios que encontraram”, afirma.

Evitando chavões

Evitar o uso de chavões também é uma alternativa bastante interessante por parte do candidato.

De acordo com a reportagem, chavões como “motivado”, “sociável”, “dedicado” ou “trabalhar bem em equipe” também devem ser extintos das conversas.

Uma alternativa é substituir o uso destas palavras por exemplos de experiências anteriores no local de trabalho.

Método Star

E atenção, aí vem o pulo do gato na entrevista de emprego.

Para atingir bons resultados, os especialistas recomendam o uso do método STAR.

Em outras palavras, colocar em prática os seguintes fatores: Situação, Tarefa, Ação, Resultados.

A técnica é simples, e consiste em descrever uma situação particular, identificar a tarefa e a ação necessária para alcançar os resultados.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Tim Gouw.