Enquanto diversos agentes do sistema formal de educação tentam formar novos profissionais da área de TI para atender a uma demanda crescente, outro tipo de organização surge voluntariamente para formar e atualizar profissionais no mercado de TI: as comunidades de programação.
O que são comunidades de programação?
Uma comunidade de programação é um grupo de pessoas da área de TI que se reúne com o intuito de compartilhar conhecimentos, ideias e experiências diversas.
Comunidades desse tipo costumam aceitar que pessoas que não são profissionais atuantes (como jovens interessados em uma carreira na área de exatas) participem das atividades, apesar de o nome fazer parecer o contrário. Elas costumam ser ambientes de bastante suporte e podem ser extremamente úteis no processo de formação de desenvolvedores
Uma maneira de estudar o mercado
Qual linguagem de programação escolher? Como está o mercado? Vale a pena aprender outra língua? Como divulgar meu trabalho?
Nas comunidades de programação, é possível ter contato com profissionais experientes e sanar essas e muitas outras dúvidas. Quanto mais informações sobre o mercado de desenvolvimento a pessoa tiver, mais fáceis e conscientes serão suas escolhas.
Atualização constante na carreira
O contato com outros profissionais tende a facilitar a inovações na carreira. Afinal, o profissional terá contato com diferentes visões e experiências, o que não seria possível seguindo sua rotina tradicional.
Além do mais, as comunidades tendem a receber desenvolvedores dispostos a se ajudar.
Comunidades de programação e networking
Outro benefício muito importante é o networking: de fato, as comunidades funcionam como verdadeiras redes de indicações.
Leia também
Afinal, fazer parte de uma comunidade facilita o acesso a empresas de tecnologia, que são mais suscetíveis a contratar através de uma boa indicação do que através de processos seletivos tradicionais.
Campinas Tech Talents
O Campinas Tech Talents é um programa de formação e qualificação de desenvolvedores que oferece todos os benefícios citados.
A iniciativa não trás apenas conteúdo técnico, mas também profissionais experientes para acompanhar toda a jornada do participante desde o momento da inscrição. Você não precisa ter conhecimento prévio em programação para se inscrever.
O objetivo do programa é criar uma comunidade de pessoas que estão começando suas jornadas na programação agora para que elas se ajudem no processo de construção de suas novas carreiras.
Para ler a matéria completa, acesse o site do Campinas Tech.
Foto: Malachi Brooks