Comunidades de programação: oportunidade na área de TI

Comunidades de programação: oportunidade na área de TI

Entenda o que são comunidades de programação, como a Campinas Tech Talents, e quais benefícios elas podem agregar aos profissionais de TI.

Por Redação em 05/11/2020

Enquanto diversos agentes do sistema formal de educação tentam formar novos profissionais da área de TI para atender a uma demanda crescente, outro tipo de organização surge voluntariamente para formar e atualizar profissionais no mercado de TI: as comunidades de programação.

O que são comunidades de programação?

Uma comunidade de programação é um grupo de pessoas da área de TI que se reúne com o intuito de compartilhar conhecimentos, ideias e experiências diversas.

Comunidades desse tipo costumam aceitar que pessoas que não são profissionais atuantes (como jovens interessados em uma carreira na área de exatas) participem das atividades, apesar de o nome fazer parecer o contrário. Elas costumam ser ambientes de bastante suporte e podem ser extremamente úteis no processo de formação de desenvolvedores

Uma maneira de estudar o mercado

Qual linguagem de programação escolher? Como está o mercado? Vale a pena aprender outra língua? Como divulgar meu trabalho?

Nas comunidades de programação, é possível ter contato com profissionais experientes e sanar essas e muitas outras dúvidas. Quanto mais informações sobre o mercado de desenvolvimento a pessoa tiver, mais fáceis e conscientes serão suas escolhas.

Atualização constante na carreira

O contato com outros profissionais tende a facilitar a inovações na carreira. Afinal, o profissional terá contato com diferentes visões e experiências, o que não seria possível seguindo sua rotina tradicional.

Além do mais, as comunidades tendem a receber desenvolvedores dispostos a se ajudar.

Comunidades de programação e networking

Outro benefício muito importante é o networking: de fato, as comunidades funcionam como verdadeiras redes de indicações.

Afinal, fazer parte de uma comunidade facilita o acesso a empresas de tecnologia, que são mais suscetíveis a contratar através de uma boa indicação do que através de processos seletivos tradicionais.

Campinas Tech Talents

O Campinas Tech Talents é um programa de formação e qualificação de desenvolvedores que oferece todos os benefícios citados.

A iniciativa não trás apenas conteúdo técnico, mas também profissionais experientes para acompanhar toda a jornada do participante desde o momento da inscrição. Você não precisa ter conhecimento prévio em programação para se inscrever.  

O objetivo do programa é criar uma comunidade de pessoas que estão começando suas jornadas na programação agora para que elas se ajudem no processo de construção de suas novas carreiras.

Para ler a matéria completa, acesse o site do Campinas Tech.


Foto: Malachi Brooks