Como parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam de você

Como parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam de você

Quer se preocupar menos com o que as outras pessoas pensam de você? Se conheça e tenha bem definido para você quais são suas filosofias.

Por Redação em 13/06/2021

Já parou para pensar em como o que as outras pessoas pensam de você pode estar te afetando? Você possivelmente já esteve ansioso, por exemplo, antes de se levantar para falar publicamente, levantar a mão em uma grande reunião ou mesmo passar por uma sala cheia de estranhos.

O que causa isso é o receio de desaprovação social. Nosso medo da opinião de outras pessoas, ou FOPO como eu o chamo, tornou-se uma obsessão irracional e improdutiva no mundo moderno, e seus efeitos negativos vão muito além do desempenho.

Prestar menos atenção ao que o faz – seus talentos, crenças e valores – e se conformar com o que os outros podem ou não pensar pode prejudicar seu potencial. Não se deixe levar por isso ou, quando desafiado, você renunciará ao seu ponto de vista.

As pessoas pensam sobre você e formam suas opiniões – assim como você faz com elas. E tudo bem.

Tenha bem definido para si mesmo quem você é. Uma nota de vinte reais continua sendo uma nota de vinte reais mesmo que todos digam que ela vale cinco. Ou cem.

Você pode começar desenvolvendo uma filosofia pessoal – uma palavra ou frase que expresse suas crenças e valores básicos.

Ao criar uma filosofia pessoal, pergunte-se uma série de perguntas: Quando estou no meu melhor, quais crenças estão dando base aos meus pensamentos e ações? Quem são as pessoas que demonstram características e qualidades alinhadas com as minhas? Quais são essas qualidades? Quais são as suas citações favoritas? Suas palavras favoritas?

Depois de responder a essas perguntas, circule as palavras que se destacam para você e risque as que não se destacam. Depois de estudar o que sobrou, tente inventar uma frase ou sentença que corresponda exatamente a quem você é e como deseja viver sua vida. Compartilhe o rascunho com uma pessoa querida, peça sugestões e ajuste sua filosofia a partir daí. Em seguida, grave-a na memória e volte a ela diariamente.

“Elaborar uma filosofia pessoal pode ser um exercício revelador e poderoso. Quando treino equipes de executivos, geralmente peço que escrevam sua filosofia pessoal e a compartilhem com o grupo. Nunca esquecerei a vez em que um executivo sênior impressionou a todos na sala. Enquanto as lágrimas brotavam de seus olhos, ele endireitou as costas, ergueu a cabeça e disse: “Minha filosofia é andar dignamente”. Ele disse a seus colegas que seus pais eram imigrantes que perseveraram em circunstâncias desafiadoras para garantir que ele tivesse melhores oportunidades. Por causa do trabalho árduo e do sacrifício de seus pais, ele considerou seu dever viver a vida como se o brasão de sua família estivesse estampado em seu peito. Todos os dias, ele tenta ser digno de suas boas ações e ser um grande modelo para a próxima geração.”

Michael Gervais, psicólogo

Profissionais de alto desempenho excelentes tem um senso claro dos princípios que os orientam. Por causa de sua clareza, eles estão mais dispostos a se esforçar, aprender mais e aceitar o desconforto. Eles podem bloquear o ruído e as opiniões dos fãs e da mídia e ouvir sua própria bússola interna bem calibrada.

Repare que isso não tem nada a ver com não admitir erros, incapacidade de mudar de ideia ou se fechar para a crítica. Tem a ver com não deixar a opinião alheia turvar sua autoimagem e até mesmo a imagem do mundo a sua volta.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/Psicanalistas pela democracia.