Como melhorar exponencialmente a geração de leads com whitespace

Como melhorar exponencialmente a geração de leads com whitespace

Para melhorar a geração de leads (o início do interesse de um possível cliente), usar partes não exploradas dos dados de clientes potenciais pode ser o grande diferencial.

Por Redação em 17/11/2021

Se queremos saber como melhorar a geração de leads, vamos começar pelo básico: o que significa gerar leads?

“Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa”, segundo a Wikipédia.

A mídia social tem um papel significativo a desempenhar nisso, pois fez do mundo inteiro uma “aldeia global”, onde vários estão conectados por meio de uma série de pensamentos, experiências, opiniões e feedbacks.

Essa é uma situação da qual tanto clientes quanto profissionais de marketing podem tirar proveito. Por exemplo, o engajamento na internet ajuda os profissionais de marketing a rastrear os padrões de comportamento online do cliente e a planejar suas estratégias de acordo.

Descoberta de espaço em branco é essencial para melhorar a geração de leads. Mas o que é um “espaço em branco”?

O termo “espaço em branco” (whitespace) significa espaço desconhecido. Em síntese, são espaços no banco de dados do cliente potencial que não foram previamente explorados ou descobertos.

A descoberta de espaços em branco ajuda a alavancar os dados relativos a produtos ou serviços, mercados, clientes, clientes em potencial, etc.

Uma análise avançada pode ajudar as empresas a “prever o futuro” (tendências e etc). Isso ajuda no corte de custos, geração de receita e até mesmo aumenta a satisfação do cliente. Entretanto, de acordo com relatórios recentes, apenas 37% das empresas acreditam que estão usando análises avançadas que estão criando algum valor para os negócios.

Benefícios do uso de técnicas analíticas avançadas:

  • Apoio na tomada de decisões de negócios informadas no dia-a-dia;
  • Fornecimento de insights, perspectiva e análise;
  • Rapidez no fornecimento de hipóteses e prototipagem;
  • Melhora a agilidade para o desenvolvimento de negócios;
  • Tomada de decisões mais oportunas e precisas;
  • Possibilidade de personalizar a comunicação com o cliente;
  • Identificação de oportunidades de upsell e vendas cruzadas;

Tipos de análises de negócios que podem aproximá-lo do novo cliente

Análise descritiva: resumir os dados existentes da empresa para obter uma imagem do que aconteceu no passado ou do que está acontecendo atualmente. Este tipo de análise de negócios ajuda a identificar pontos fortes e fracos e fornece insights informativos sobre o comportamento do cliente.

Análise diagnóstica: o exame indicativo muda de “o quê” para “como” e “por quê”, concentrando-se na execução passada para descobrir quais componentes impactam os padrões. No entanto, a análise de diagnóstico tem capacidade limitada de fornecer insights acionáveis, entregando resultados de correlação em oposição à causa confirmada. O produto físico mais comum da análise de diagnóstico é o painel de negócios.

Análise preditiva: prevê as possibilidades de eventos futuros usando modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina. Este tipo de análise de negócios se desenvolve em resultados de análises descritivas para criar modelos que podem extrapolar a probabilidade de resultados selecionados.

Análise prescritiva: fornece recomendações para a próxima melhor ação e permite a manipulação potencial de eventos para gerar melhores resultados.

Coletar dados, aproveitá-los e, em seguida, transformá-los em informações perspicazes é um dos maiores desafios que todas as organizações enfrentam atualmente. A aquisição de novos clientes tende a ser muito facilitada quando os dados estruturados e não estruturados são reunidos e, subsequentemente, são combinados com táticas analíticas avançadas que facilitam justamente a descoberta de espaços em branco.

A wconnect pode te ajudar a gerar leads. Ela oferece serviços de coleta, armazenamento e gestão de big data, além de consultoria para criar planos e projetos a partir das informações obtidas.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Firmbee.com.