Aumento do piso salarial de professores e convite para ingresso na OCDE são destaques da semana

Aumento do piso salarial de professores e convite para ingresso na OCDE são destaques da semana

Jair Bolsonaro aumentou tanto foi possível o piso salarial dos professores em 2022. Alguns o criticaram, dizendo que foi uma manobra política. Na mesma semana, Brasil recebeu convite da OCDE.

Por Mari Gatti em 31/01/2022

Jair Bolsonaro anunciou no dia 27 de janeiro um aumento de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica.

“É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% no piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo Governo Federal desde o surgimento da Lei do Piso”, comentou ele em suas redes sociais, tendo dito também que ofereceu o maior reajuste possível.

A Constituição prevê que o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. No dia 24, parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal emitiram uma nota pedindo ao governo federal solicitando o “cumprimento integral do piso nacional consagrado em nossa legislação desde 2008”. Com o reajuste, o salário passará de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34.

Twitter oficial do chefe do executivo

Frente Nacional de Prefeitos diz que municípios não suportam aumento do piso salarial de professores

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) emitiu uma nota afirmando que os cofres públicos dos municípios não suportam o reajuste.

“Prefeitas e prefeitos se empenham pela valorização do magistério e defendem que os professores merecem um digno reajuste salarial, assim como os profissionais da área da saúde, da segurança e de todas as demais categorias que compõem o funcionalismo público”, iniciou o documento. “No entanto, é preciso governar combinando sensibilidade social e responsabilidade fiscal. As finanças locais, infelizmente, não suportam reajustes excepcionais no cenário de incertezas que o Brasil enfrenta”.

Brasil recebe convite para entrar na OCDE

No dia 25/01/2022, o presidente Bolsonaro recebeu carta-convite da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para que o Brasil venha a ingressar na instituição.

Em nota oficial, o governo federal afirmou que o ingresso na organização, que congrega 36 nações, é uma das prioridades da gestão atual e que desde 2019 ela tem se esforçado para cumprir os requisitos necessários para essa conquista.

O Brasil já cumpriu 103 dos 251 requisitos exigidos para fazer parte da Organização, sendo 37 no atual Governo. A partir de agora, o Brasil terá a sua candidatura analisada por cerca de 30 comitês da entidade.

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Ivan Aleksic