Radar

Após espalhar fake news, youtuber será estrela de campanha do TSE

Mesmo após espalhar fake news, o youtuber Atila Iamarino será estrela de campanha contra fake news promovida pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo noticiado pela Revista Oeste, ignorando diversos estudos sérios – como o do Henry Ford Health System – o influencer digital afirmou que a cloroquina não tem efeito. “Apesar de parte da comunidade médica defender seu uso, ministros com Covid-19 apostarem em seus efeitos, o Exército informar que ela está salvando vidas e até um ex-integrante do governo Doria ter se autoreceitado, a cloroquina não funciona”. Pelo menos é o que garante o youtuber Atila Iamarino. A afirmação ignora declarações reais de quem venceu a Covid-19 utilizando a cloroquina como medicação principal no tratamento da doença. Fake news.

Tendo conhecimento do fato, o TSE divulgou que o youtuber Atila Iamarino será a estrela da nova campanha publicitária lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral e que veiculará em território nacional. A campanha tem como tema principal a notificação de notícias falsas e a importância de não ser compartilhado conteúdo inverídico.

O youtuber será o porta-voz da campanha do TSE

youtuber será o porta-voz da campanha intitulada: “Se for fake news, não transmita”. Pasmem, de acordo com comunicado emitido pelo TSE, Atila Iamarino “tem atuado contra notícias falsas durante a pandemia do coronavírus”.

Foi afirmando que cloroquina não funciona que Atila foi convidado a participar de uma “live” ao lado do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Na oportunidade ele disse que a divulgação de boatos sobre a doença pode levar milhares de pessoas à morte, de toda forma, espalhar fake news é crime.

“Agora, durante a pandemia da Covid-19, foi divulgada, no Irã, uma informação falsa de que o consumo de metanol evitaria a doença. Mais de mil pessoas morreram no país pelo consumo de metanol”, disse o youtuber.

De acordo com Luís Roberto Barroso, o próprio público pode ajudar na luta contra a disseminação de notícias falsas. “As mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, afirmou o ministro.

A campanha deve veicular em todos os veículos de comunicação.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Átila Iamarino.

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024