Soldados soviéticos estupraram 100 mil mulheres em Berlim em 1945

Soldados soviéticos estupraram 100 mil mulheres em Berlim em 1945

O livro do historiador Antony Beevor conta com relatos das mulheres alemãs, desarmadas, enquanto seus maridos, pais e filhos lutavam na segunda guerra.

Por Redação em 16/04/2021

Em suas pesquisas para o livro “Berlim 1945: A Queda”, o historiador Antony Beevor chegou à estimativa de que os soldados soviéticos estupraram 100 mil mulheres a partir do momento em que tomaram a capital da Alemanha, em 20 de abril de 1945.

Além disso, Beevor relata que os líderes da União Soviética tiveram informações a respeito dos abusos realizados nos territórios ocupados. De acordo com ele, “Beria e Stalin, lá em Moscou, sabiam perfeitamente o que estava acontecendo”.

É fake news, diz o governo da Rússia

O livro de Beevor, aliás, é proibido em muitas escolas da Rússia, onde até hoje os ataques são tratados como propaganda mentirosa do Ocidente.

Relato: soldados soviéticos estupraram, inclusive, crianças

Johanna Klara Eleonore tinha 12 anos em maio de 1945, quando ela e sua mãe se viram cercadas por soldados da União Soviética. As duas foram estupradas repetidamente, por diferentes homens. Na sequência, a arremessaram pela janela do primeiro andar do prédio onde estavam.

Como resultado, Johanna fraturou uma vértebra e nunca mais deixou de sentir fortes dores nas costas. Posteriormente, casou-se com Helmut Kohl, chanceler da Alemanha de 1982 até 1998. Mudou o nome para Hannelore Kohl. Só relatou publicamente o ataque russo ao fim da vida, para o jornalista Herbert Schwan, que posteriormente publicaria uma biografia dela. Disse a Schwan que nunca mais suportou o cheiro de alho e de álcool, nem conseguia ouvir qualquer palavra pronunciada em russo.

Como lembra o historiador, as doenças venéreas se disseminaram pela cidade. “A penicilina logo se tornou o item mais procurado no mercado negro”. E a taxa de abortos também disparou, aponta ele.

Uma mulher em Berlim

O comovente e trágico diário de uma jovem berlinense, escrito entre 20 de abril de 1945 e 22 de junho do mesmo ano, virou livro e filme. Em um relato preciso e emocionante, a autora descreve a vida miserável que levou e os repetidos estupros que sofreu durante esse período. Não se sabe, entretanto, quem é a autora.

Ela relata, de forma concisa e seca, o drama de mães e avós que escondiam as filhas em sótão — as crianças ouviam, em silêncio, os ataques contra as mulheres mais velhas da família.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.



Foto: Steve Harvey.