Jordan Peterson fala sobre nazismo e marxismo

Jordan Peterson fala sobre nazismo e marxismo

Foi dito a Jordan Peterson que os marxistas progrediram desde a URSS. Então ele respondeu: e se nazistas dissessem que progrediram desde a Alemanha?

Por Redação em 07/01/2021

Jordan Peterson comentou sobre nazismo e marxismo em um debate com um professor. Em suma, o professor disse que Jordan ainda estava “preso ao passado”, se referindo aos 20 milhões de mortos somente durante o regime de Stalin (de fato, o socialismo é um regime tão rigoroso que fez e faz vários morrerem de fome).

O professor teria dito “nós progredimos para além dos tempos do Stalinismo”. Jordan Peterson, então, respondeu com uma pergunta envolvendo o nazismo.

E se um nazista dissesse o mesmo? E se dissesse: “Sabe, 1945 já passou, certo? Nós, os nacional-socialistas, já progredimos para além do que ocorreu na Alemanha Nazista. Não fique preso ao passado! Certo? Já é tempo de nos dar outra chance!”.

De fato, muitos preferem não dar essa chance.

Peterson também falou sobre marxistas que argumentam que o marxismo não foi implementado “corretamente” até hoje. “Se eu fosse o líder da URSS, ao invés de Stalin, eu teria conseguido implementar a utopia comunista”, dizem eles. Bom, provavelmente quem diz essa frase ou similares teria sido morto por Stalin se tivesse nascido na União Soviética e ido contra ele.

De acordo com Izvestia, o comunismo matou 110 milhões de pessoas. Conforme publicação da Folha, “O diário russo, que publicou os dados em espaço dedicado ao 80º aniversário da Revolução Russa, baseou-se em pesquisas realizadas por cientistas independentes da Suécia e dos Estados Unidos”. A União Soviética lidera o ranking, com 62 milhões de pessoas entre 1917 e 1987.

Fica a pergunta: quantas pessoas os soldados de um determinado governo precisam matar para ser visto com a mesma repulsa social que o nazismo é visto?


Foto: reprodução/YouTube.