Como o socialismo arruinou meu país

Como o socialismo arruinou meu país

O jornalista Felipe Moura fez uma análise sobre a queda da economia brasileira e a relacionou com o socialismo da era Lula-Dilma.

Por Redação em 04/09/2020

O socialismo, segundo comentário do jornalista carioca Felipe Moura num vídeo no canal de YouTube da PragerU, teve uma papel crucial na queda econômica que o Brasil vem sofrendo nas últimas décadas.

Primeiramente, ele fala do crescimento que o Brasil experimentou no início dos anos 2000 e final da década de 90.

Antes dessa expansão, no governo de Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas reformas econômicas e monetárias, concessões de serviços públicos e privatizações. Como consequência, investidores estrangeiros investiram no país e a inflação estava sob controle.

Entretanto, anos depois, segundo Moura, nossa economia se tornou ruínas. Em suma, a dívida do governo cresceu, o desemprego também, e políticos têm sido investigados e presos em escândalos de corrupção em quantidade inédita.

O Brasil mudou de rumo?

Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito. A partir daí, por 16 anos, estivemos nas mãos de um governo de esquerda. Essa foi “guinada” que o Brasil sofreu: socialismo.

Aliás, segundo Lula, não havia candidatos de direita em 2009. “Pela primeira vez, companheira, nós não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso?”, comemorou ele com um grande sorriso. Ou seja, considerava desprezível o número de políticos de direita com relevância na época. Veja neste vídeo o tom jocoso do comentário de Lula:

Lula comemora não haver partido de direita no Brasil em 2009

Moura explica que, durante o governo Dilma, os socialistas aumentaram os gastos do governo, o déficit e a dívida e chamaram isso de “estímulo”.

Enquanto isso, aumentaram o salário mínimo, o número de programas sociais e o número cargos em estatais, alguns usados como cabides de emprego, e chamaram isso de “governabilidade”.

No início, essa forma de governar funcionou. Mas a conta, obviamente, sempre chega.

Socialismo de Dilma e um dos piores países do mundo para empreender

De 2008 a 2015, os gastos do governo cresceram quatro vezes mais que a receita fiscal. Enquanto isso, a economia encolheu 3.8% em 2015, e o país teve o pior resultado em 25 anos.

Em 2015, o Banco Mundial classificou o Brasil como uma das piores economias do mundo: ficamos na posição 174 (dentre 189 países) em termos de facilidade para abrir um negócio e 130 em termos de facilidade para registrar uma propriedade com o governo.

Ora, não dá para esperar de um governo socialista capacidade para atrair investidores – por que eles atrairiam quem eles consideram “culpados pelas desigualdades sociais”?

Concluindo, está na hora de retornar ao caminho que fez o país crescer. Afinal, já tentamos encher o planalto com socialistas e não deu certo.

Veja o vídeo de Felipe Moura na íntegra:


Foto: Marília Castelli.