Walter Williams: homenagem ao polêmico e irreverente economista

Walter Williams: homenagem ao polêmico e irreverente economista

Uma homenagem ao bom senso. Um adeus a este grande intelectual. Publicou Mises Brasil referindo-se ao falecimento de Walter Williams.

Por Redação em 28/12/2020

O Mises Brasil publicou recentemente um artigo com o título “Uma homenagem ao bom senso. Um adeus a este grande intelectual”, referindo-se ao falecimento de Walter Williams, reconhecido como um dos maiores economistas da atualidade. 

Autor de dez livros e mais de 150 artigos acadêmicos, publicados regularmente nos principais jornais americanos, Walter Williams, negro e de origem humilde, cresceu pelo próprio esforço.

E, por essa razão, foi um crítico ferrenho das políticas da ação afirmativa e do assistencialismo.

O autor: Walter Williams

Williams publicou ao todo dez livros. Confira alguns dos títulos abaixo:

  • America: A Minority Viewpoint
  • The State Against Blacks
  • All It Takes Is Guts, South Africa’s War Against Capitalism
  • Do the Right Thing: The People’s Economist Speaks
  • More Liberty Means Less Government
  • Liberty vs. the Tyranny of Socialism
  • Race and Economics: How Much Can Be Blamed On Discrimination?
  • American Contempt for Liberty

De acordo com a publicação do Portal Mises Brasil, no incansável debate sobre justiça social, a definição de justo tem sido debatida por séculos.

“No entanto, permita-me oferecer a minha definição de justiça social: eu mantenho tudo aquilo que eu ganho com o meu trabalho e você mantém tudo aquilo que você ganha com o seu trabalho”.

E em seguida, Williams completava o pensamento: “Discorda? Então diga-me: qual porcentagem daquilo que eu ganho “pertence” a você? Por quê?”.

Outra passagem bastante fatídica é:

“Talvez o seu professor de história tenha ensinado a você que o legado do colonialismo explica a pobreza do Terceiro Mundo. Lamento, mas você foi enganado. O Canadá foi uma colônia. Austrália, Nova Zelândia e Hong Kong também foram colônias. Aliás, o país mais rico do mundo, os Estados Unidos, também foi colônia. Por outro lado, Etiópia, Libéria, Tibete, Nepal e Butão jamais foram colônias, mas hoje abrigam as pessoas mais pobres do mundo”.

Walter Williams

Para ler a homenagem a Walter Williams na íntegra, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube