Inteligência de Negócios

VMI: o que é Estoque Gerenciado pelo Fornecedor?

Um único movimento capaz de reduzir o custo de gerenciamento de estoque nas últimas décadas. Trata-se do estoque gerenciado pelo fornecedor (VMI – Vendor Managed Inventory).

A iniciativa virou uma das formas mais competitivas de gerenciamento da cadeia de abastecimento.

Hoje em dia, o VMI é bastante utilizado por varejistas, fornecedores e fabricantes, e tem como principal objetivo reduzir efetivamente o custo de gerenciamento de estoque.

De acordo com Paulo Bertaglia, diretor executivo da Berthas, o conceito básico do VMI é que os fornecedores são responsáveis pelo reabastecimento de estoque de um cliente.

“Os níveis mínimos de estoque, tamanho de lote e pedidos de fornecedores são três dos termos-chave associados a este modelo que é projetado para trabalhar nos processos de cumprimento de pedidos de uma empresa.”

Estoque Gerenciado pelo Fornecedor

É importante ressaltar que como todo modelo de negócio, o estoque gerenciado pelo fornecedor tem vantagens e desvantagens.

Embora sejam várias as vantagens e desvantagens, é preciso entender na íntegra o conceito de VMI e o estoque gerenciado pelo fornecedor.

Quando o estoque é gerenciado internamente, ele precisa ser uma amostra 100% real do que a empresa tem estocado. Caso contrário, a empresa terá prejuízos.

Isso porque, certamente a empresa terá que fazer uma promoção e essa movimentação implicará na redução da margem de lucro da empresa.

O VMI ou estoque gerenciado pelo fornecedor, também conhecido como programa de reposição contínua, requer o equilíbrio entre níveis de estoque e consumo de produtos.

De um modo geral, com o VMI o fornecedor tem conhecimento e acesso aos dados de vendas e a movimentação de estoques.

Por isso tem condições de manter o estoque com os níveis adequados. Ou seja, têm condições de atuar sem desperdício com base no histórico de vendas e a projeção comercial.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Petrebels

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024