O que é Vendor Managed Inventory (VMI)?

O que é Vendor Managed Inventory (VMI)?

Vendor Managed Inventory é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, onde o fornecedor faz a gestão dos níveis de estoque.

Por Redação em 08/08/2021

Quando se fala em Vendor Managed Inventory ou VMI pode até soar diferente, mas o fato é super muito comum, mesmo que você não tenha se dado conta.

Mas afinal, o que é Vendor Managed Inventory?


Vendor Managed Inventory (VMI), em português significa Estoque Gerenciado pelo Fornecedor.
Em outras palavras, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, onde o fornecedor faz a gestão dos níveis de estoque nos clientes.
Neste caso, o fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume as decisões sobre os reabastecimentos.
Por exemplo:
Quando você pede água, logo se cria uma demanda sobre abrir a torneira.
A companhia de água (fornecedor), vai gerenciar seu estoque de água até a próxima demanda.
Subsequente, a companhia de água administra o fornecimento de água e garante que ela esteja disponível a todos os clientes.
No entanto, você não emite uma ordem de compra de um copo de água individual, por isso você assina um contrato básico e não ha emissão de uma fatura individual para cada copo de água.
• A companhia totaliza o seu uso, que é pago com base no consumo do período acordado (mensal).

Conheça os estágios do Vendor Managed Inventory

Primeiro estágio


Neste primeiro estágio, os fornecedores utilizam muitas ferramentas para receber as informações de estoque, ous eja, o ponto inicial do ciclo de pedido, como:

  1. Preposto: alguns fornecedores possuem prepostos dentro de seus clientes ou os enviam com frequência, para verificarem o nível dos estoques.
  2. Telemetria: sensores captam os níveis e alarmes são disparados quando os níveis pré-definidos são alcançados.
  3. Cliente: o próprio cliente verifica diariamente o nível dos estoques. Além disso, informa ao fornecedor. A partir do recebimento da informação sobre o nível de estoque, o fornecedor torna-se responsável pelo reabastecimento.

Segundo Estágio


De acordo com o Portal VMI, o segundo estágio é o que está sendo chamado de “eVMI”, ou Vendor Managed Inventory eletrônico.
Aqui se mantem o conceito de o fornecedor ser o responsável pelo gerenciamento do estoque. Entretanto, todo o ciclo de pedido está automatizado.
Além disso, integrado, entre fornecedor, cliente e, bem provavelmente, operador logístico. Neste ponto da gestão do estoque, o fornecedor pode gerir os pedidos.
“Algumas literaturas afirmam que maior parte dos benefícios do VMI é encontrada no segundo estágio (eVMI), pois o fornecedor gerencia toda a política de estoque (ordens, limites de estoque, quantidades de entrega, otimização do transporte, etc.), uma vez que no primeiro estágio (VMI) o fornecedor é responsável somente pelo reabastecimento, não tendo liberdade sobre a política de estoque do cliente”.

Para mais informações, clique aqui.


Foto: Karan Bhatia.