Saul Alinsky, mentor da esquerda americana

Saul Alinsky, mentor da esquerda americana

Saul Alinsky prescreveu 13 regras para seus "discípulos", que são aplicadas até hoje. Conheça algumas delas.

Por Redação em 14/04/2021

Saul Alinsky pode ser chamado de “mentor da esquerda americana”. Foi um dos mentores, com certeza.

O livro Rules for Radicals (“Regras Para Radicais”), de Alinsky, foi tema do TCC de Hillary Clinton. Em 2008, o próprio filho de Saul Alinsky, David Alinsky, escreveu no Boston Globe que “o treinamento de Barack Obama em Chicago pelos maiores organizadores comunitários mostrou a eficiência do método”.

Regras Para Radicais começa com uma dedicatória inusitada.

“Para que não esqueçamos pelo menos um reconhecimento breve ao primeiro radical: de todas as nossas lendas, mitologia e história (e quem deve saber onde termina a mitologia e começa a história – ou qual é), o primeiro radical conhecido ao homem que se rebelou contra o sistema e o fez de forma tão eficaz que pelo menos ganhou seu próprio reino – Lúcifer. ”

Saul Alinsky, Rules for Radicals: A Pragmatic Primer for Realistic Radicals

Bom, mas por que devemos nos preocupar agora com um livro escrito em 1971 por um homem morto há mais de 45 anos? Em síntese, porque quando olhamos para os eventos de hoje que se desdobram em nosso mundo político e social, vemos que as “13 regras para radicais” de Alinsky estão sendo executadas nos dias de hoje.

Algumas das 13 regras prescritas por Saul Alinksi

Regra 1

“O poder não é apenas o que você tem, mas o que o inimigo pensa que você tem.“ O poder é derivado de 2 fontes principais – dinheiro e pessoas. “Os que não têm” devem construir poder a partir de carne e sangue.

Regra 2

“Nunca saia da expertise de seu pessoal.” Isso resulta em confusão, medo e recuo. Sentir-se seguro contribui para a espinha dorsal de qualquer pessoa. Em outras palavras, em um debate, se foque nos campos que você entende e diga para quem está do seu lado fazer o mesmo.

Regra 3

“Sempre que possível, saia da expertise do inimigo.“ Procure maneiras de aumentar a insegurança, a ansiedade e a incerteza. É, basicamente, fazer seu oponente quebrar a regra número dois.

Regra 4

“Faça o cumprir cumprir seu próprio livro de regras.“ Se a regra é que toda carta receba uma resposta, envie 30.000 cartas. Você pode matá-los com isso porque ninguém pode obedecer a todas as suas próprias regras. Em outras palavras, force seu oponente a cumprir suas próprias regras expondo-o quando não fizer e quando possível as utilize contra ele.

Regra 5

“O ridículo é a arma mais potente do homem.“ Não há defesa. É irracional. É irritante. Também funciona como um ponto-chave de pressão para forçar o inimigo a fazer concessões. Em outras palavras, faça as pessoas rirem de seu oponente.

Regra 6

“Uma boa tática é aquela que seu pessoal gosta“. Eles continuarão fazendo isso sem pedir e voltarão para fazer mais. Eles estão fazendo aquilo que fazem bem e até vão sugerir outras táticas melhores. O que o pessoal que está no seu time gosta de fazer?

Regra 7

“Uma tática que se arrasta por muito tempo se torna uma chatice.“ Não se torne notícia velha. Não fique batendo apenas nas mesmas teclas.

https://www.youtube.com/watch?v=aLBm5SndEo4

Para conhecer todas as 13 regras, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube.