Quem é o verdadeiro eleitor do Partido Novo?

Quem é o verdadeiro eleitor do Partido Novo?

Matheus Valadão comenta qual é o perfil do eleitor do Partido Novo e a postura do Partido em relação a Bolsonaro.

Por Matheus Valadão em 26/08/2020

O Presidente Jair Bolsonaro “tretou” com um jornalista de uma maneira que motivou um protesto de uma camada de influenciadores em redes sociais.

A motivação envolveu uma pergunta sobre “porque a Michelle recebeu um valor em reais do Fabrício Queiroz”. A situação motivou a cobrança de militantes e fundadores do Partido Novo para que se manifestem sobre o assunto, deixando-os em uma saia justa.

Caso se omitissem, sofreriam com a ira da base independente do partido. No caso de um posicionamento, seriam criticados apoiadores do presidente. Essa saia justa motiva uma pergunta: Quem é o verdadeiro eleitor do Partido Novo?

A críticas feitas ao Novo

Essa dúvida está ocorrendo desde o início desse ano quando parte dos pré-candidatos passaram a adotar uma postura visando agradar o eleitor que havia votado no Presidente Jair Bolsonaro. Não tem erro nisso. Os mandatários do Novo se posicionam melhor que os deputados bolsonaristas, votam melhor e tem retórica mais contundente. Ao contrário de vários Deputados BolsoOlavistas que lotam gabinetes com apoiadores, realizam diversas mamatas e não defendem corretamente as pautas econômicas. Além disso, os deputados do Novo sempre buscaram convergência, não “discurso lacrador”. Entretanto, o partido passou a sofrer pressão por parte de dois grupos: os TUCANOS FRUSTRADOS e os BOLSOOLAVISTAS (diferente de bolsonaristas).

Os tucanos frustrados querem que o Novo faça críticas lacradoras ao presidente, não defenda com tanta ênfase as reformas econômicas e ficam bravos quando o Novo critica o PSDB. Já os bolsoolavistas querem transformar o Novo em um puxadinho do Aliança pelo Brasil.

Cada lado tem seu golpe baixo. Os tucanos frustrados adoram criticar o governador Romeu Zema, dizendo que ele não critica o Bolsonaro da mesma forma que critica o Dória. Ao fazer isso, se esquecem que o cargo de governador não é sinônimo de emissor de recados e que o Estado de Minas Geras está quebrado, fazendo com que o Governo mineiro seja dependente do Governo Federal.

Os Bolsoolavistas, por outro lado, fazem o de sempre. Eles dizem que o parlamentar do Novo não vai ser reeleito (sendo que na eleição anterior esse mesmo bolsoolavista votou no Frota, na Zambelli ou na Joice Hasselmann). Ou caluniam membros do partido (como o deputado o Daniel José, os assessores do Douglas Garcia, ou quando os bolsoolavistas recordam um acidente de carro provocado pelo Marcel Van Hatten).

Qual deveria ser a postura do Partido Novo em relação às críticas?

O Novo nunca teve voto desses dois grupos. Tão pouco deveria fazer questão desse voto em nome de um “doping eleitoral” que torne o Novo um partido grande.

O eleitor do Partido Novo

O eleitorado do Novo é composto por Liberais, Conservadores e Centristas que querem um partido independente e que use argumentos e fatos para balizar as ações. Não é lugar para mitar e nem para lacrar.

*Matheus Valadão é estudante de Economia na Unicamp. Foi um dos fundadores do Unicamp Livre e ocupou a Coordenação de Comunicação do DCE da Unicamp no ano de 2018 (único ano com uma gestão mais ao centro). Hoje é coordenador local do Students for Liberty Brasil.


Foto: divulgação/Partido Novo.