Os 4 colapsos que afundaram o comunismo

Os 4 colapsos que afundaram o comunismo

Segundo o Instituto Mises, os colapsos do comunismo se devem a quatro fatores. Leia para saber mais.

Por Redação em 25/01/2023

O Instituto Mises, fundado em 1971, é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação e pesquisa sobre economia austríaca e liberdade econômica. Segundo o instituto, os 4 colapsos que afundaram o comunismo foram: o colapso moral da ideologia, o colapso tecnológico da censura, o colapso econômico do império e o colapso ambiental da indústria.

Os colapsos morais da ideologia do comunismo

O primeiro colapso é o colapso moral da ideologia. A ideologia era moralmente questionável e, por isso, era criaticada. Devido à sua defesa da coletivização forçada, repressão política e violência. Isso levou ao desencanto das pessoas com o sistema e a sua queda de popularidade. A coletivização forçada, por exemplo, foi um processo pelo qual os camponeses foram obrigados a abandonar as terras em união aos coletivos agrícolas controlados pelo Estado. Isso resultou em uma perda significativa de renda para esses camponeses, além de uma diminuição na produção agrícola. A repressão política, por outro lado, foi utilizada para reprimir qualquer tipo de dissidência e oposição ao sistema. Isso incluía a prisão, a tortura e até mesmo a morte de oponentes políticos. Tudo isso levou as pessoas a questionarem a moralidade do sistema e a perderem a fé nele.

O colapso tecnológico da censura

O segundo colapso é o colapso tecnológico da censura. Com o avanço da tecnologia, a censura imposta pelos governos comunistas ficou mais difícil de ser aplicada. Todavia, as pessoas tiveram acesso a informações, o que contribuiu para a crítica do sistema. A censura era uma ferramenta utilizada pelos governos comunistas para controlar a informação e evitar que as pessoas tivessem acesso a conteúdos críticos ao sistema. No entanto, com a popularização da internet e dos meios de comunicação, ficou mais difícil controlar o fluxo de informações.

O colapso econômico do império

O terceiro colapso é o colapso econômico do império. A maior crítica ao sistema econômico comunista, por exemplo, foi devido a incapacidade de produzir bens e serviços de forma eficiente. Isso causou escassez e baixa qualidade dos produtos. Levou também ao aumento da inflação e ao colapso da economia, o que contribuiu para a queda do sistema. Contudo, o Estado controlava a produção e distribuição de bens e serviços.

Isso resultou em uma falta de incentivos para a inovação e a eficiência, além de uma falta de mecanismos de preços para alocar recursos de forma eficiente. Isso levou a uma escassez de bens e serviços e a baixa qualidade dos produtos.

Além disso, o Estado tentou controlar a inflação através de medidas como aumento de impostos e aumento da oferta de dinheiro, o que resultou em aumento da inflação e colapso da economia.

O colapso ambiental da indústria

Por fim, o quarto colapso é o colapso ambiental da indústria. Embora a falta de preocupação com a preservação do meio ambiente e a política de industrialização a qualquer custo, tenham sido alvo de críticas do sistema econômico comunista. Isso causou graves danos ambientais.

Isso inclui a poluição do ar e da água, a degradação dos solos e a destruição de florestas e ecossistemas naturais. Além disso, o sistema de planejamento centralizado não levava em conta os impactos ambientais das atividades industriais, o que levou a um uso desmedido dos recursos naturais e a graves problemas ambientais.

Em resumo, os 4 colapsos que afundaram o comunismo foram: o colapso moral da ideologia, o colapso tecnológico da censura, o colapso econômico do império e o colapso ambiental da indústria. Todos esses colapsos contribuíram para a queda do sistema comunista e para a crítica do mesmo.

Fonte: OpenAI e Instituto Mises.


Foto: wirestock/ Freepik.