Inteligência Artificial: ultrapassando ou ajudando o ser humano?

Inteligência Artificial: ultrapassando ou ajudando o ser humano?

Jaime de Paula, empreendedor e PhD em Inteligência Artificial, responde uma pergunta crucial: quais são os perigos e os benefícios da IA?

Por Jaime de Paula em 22/03/2021

Estaria a Inteligência Artificial ultrapassando o ser humano? Ela tende mais a ajudar o homem ou a ser uma ameaça?

Essa discussão não é trivial. Stephen Hawking, Steve Jobs, Elon Musk, Bill Gates e outros vem se debruçaram e se debruçam sobre esse tema e a resposta é controversa.

Em uma visão de curto prazo, os grandes benefícios já está sendo sentidos a olhos vistos. Coisas simples, desde a locomoção sendo ajudada por um Waze, ate um aluguel sendo facilitado pelo AirBnB, um transporte feito pelo Uber ou uma boa sugestão de compra de uma Amazon.

A Inteligência Artificial não está ultrapassando o ser humano, mas pode ultrapassar

As tecnologia vem evoluindo, como sempre, na sua curva naturalmente exponencial – e nós, seremos humanos, temos uma grande dificuldade de pensar exponencialmente. Um bom exemplo disso é a “fabula da criação do xadrez”. Nela, um simples pedido que o inventor fez ao rei (um grão de de arroz para a primeira casa, 2 para a segunda, 4 para a terceira, 8 para a quarta, e ai por diante) levou o rei a mandar decapitar o inventor.

IA hoje em dia

Antes de entrar na discussão acima, estou estudando muito a parte de Natural Language Processing, um modulo da AI que trabalha com dados não estruturados, permitindo a leitura, analise e entendimento dos textos, podendo também sugerir as ações a serem tomadas, bem como gerar novos textos.

Se aplica, por exemplo, na parte de judicialização de processos contra a saúde suplementar (planos de saúde). Eles possuem um índice de judicialização gigantesco, centena de milhares de processos, e via de regra muito parecidos, com raras exceções são “cópia e cola” de processos e jurisprudências anteriores.

Quando você treina uma ferramenta de IA-NLP, você vai passar a ela os conhecimentos de advogados, juízes, promotores, desembargadores e todos os que labutam com esses processos para que o sistema possa analisar desde a petição inicial e estimar qual a chance de ganhar ou perder um determinado processo, quanto tempo ele deve demorar, e outras variáveis importantes.

Mas, mais que isso, a ferramenta bem treinada auxilia já os planos de saúde a evitarem essas exposições ao judiciário e a ANS, evitando perdas e multas gigantescas. Afinal, assim que a empresa recebe uma demanda de um cliente (administrativa ou judicial), o IA-NLP pode ser acionado e já predizer as chances de ganhos e perdas com altíssima precisão – nosso teste na Univali já esta com os acertos em 85%, mas continuamos treinamento a plataforma, com uma super equipe de curadores, liderados pelo Professor Alexandre Morais da Rosa. E, em pouco tempo, esse numero vai chegar próximo aos 100% de acerto.

Voltando para a pergunta inicial, sobre se a inteligência artificial vai ajudar ou atrapalhar o ser humano: os dois famosos empresários e o super-cientista concordam que se ela não for muito bem usada e controlada, pode destruir os seres humanos! Difícil discordar desse time.

Referências sobre a Inteligência Artificial ultrapassando ou ajudando o ser humano:

Discussão e conclusões de Stephem Hawking, Elon Musk e Bill Gates.

TED Talk de Rodrigo sobre IA e como ela está simplificando o cotidiano.

* Jaime de Paula, empreendedor de tecnologia. Engenheiro, PHD em Inteligência Artificial (UFSC), cursando pos-doc na Univalli, também em IA. Iniciou como executivo de grandes empresas como a BRFoods até fundar a Paradigma e depois a Neoway, onde foi CEO até junho de 2019. Mentor Endeavor e Darwin, investe em mais de 20 startups do ecossistema catarinense de tecnologia. Participa ativamente de projetos sociais como o Instituto Vilson Groh e os projetos Superando Barreiras e Mama Solidária.


Foto: Jason Leung.