Construção Civil e metaverso: como está a relação?

Construção Civil e metaverso: como está a relação?

Você conhece a relação construção civil e metaverso? Com a chegada da web3, muita coisa mudou e ainda vai mudar. Pode esperar!

Por Mauricio Conti em 21/02/2022

Metaverso foi a palavra do ano em 2021 e não por menos. O universo online está em constante evolução. Entre os pioneiros do metaverso, estão setores como a construção civil. Isso sem contar empresas como Meta, a ex-Facebook. Você conhece a relação construção civil e metaverso?

Apesar de ter uma definição bastante consistente, o ambiente ainda está sendo explorado. Com a chegada da web3, muita coisa mudou e ainda vai mudar. Pode esperar!

Agora voltando à construção civil e metaverso, o Portal Olhar Digital divulgou uma matéria recente sobre a relação entre eles.

“ Sendo uma das maiores tendências de tecnologia para os próximos anos, o metaverso chegou ao cenário da construção civil. Eliminando fronteiras entre o mundo físico e digital, a solução está sendo utilizada para apresentar lançamentos de empreendimentos por meio de ferramentas virtuais que eliminam a necessidade da presença física, sendo um aspecto importantíssimo no atual cenário de pandemia”.

Construção civil e metaverso

É de conhecimento de todos que as interações no metaverso acontecem por meio de avatares. Em outros níveis, via dispositivos de realidade virtual que permitem acesso a áudio e vídeo, inclusive. 

Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerâmicas, declarou que a simulação de showroom é o grande foco da empresa quando o assunto é metaverso. “Os visitantes podem ver com perfeição as texturas e formatos dos nossos produtos”, declarou. 

E é sobre isso!

O metaverso vai nos proporcionar tantas coisas que ainda não conseguimos listar… Por outro lado, no que se refere ao mercado de trabalho, já mencionamos com tranquilidade as novas profissões exigidas pelo ambiente virtual, as famosa, ou ainda nem tanto, metaprofissões. 

Facilidades do metaverso

Na arquitetura tanto quanto na construção civil o metaverso é um grande aliado.

Pessoas poderão ver seus projetos e até visitar obras via metaverso.

Caminhos literalmente serão encurtados. Por exemplo, até bem pouco tempo você precisava ir até a loja escolher o mármore para a escada da sua casa. Agora você escolhe a pedra com o seu fornecedor no metaverso e já verifica como ficará a pedra aplicada. 

São essas facilidades que o metaverso proporcionará a vida real das pessoas.

É como eu sempre digo: “o Metaverso deve amplificar a experiência real”. 

Outras facilidades da transformação digital na construção civil

O uso de big data na construção civil, por exemplo, é extremamente assertivo e inovador. Isso porque, com as informações e dados corretos, os construtores podem evitar desperdícios de materiais, contratar o melhor prestador de serviços, entre outras coisas. 

Meu amigo e parceiro, Valencio Garcia, pra mim é o cara que mais defende o uso de big data no Brasil.

Isso porque ele realmente sabe o quão poderoso é ter as informações corretas antes de tomar qualquer decisão.

E pra finalizar o assunto por hoje, imagine fazer o acompanhamento da obra, a evolução das fases, e ainda ter acesso aos custos e a todos os dados que envolvem a construção. Perfeito não?

Coloque mais big data na sua rotina e aposte na inovação do metaverso. Isso pode mudar o seu modo de ver e lidar com a construção civil.

Artigo de Mauricio Conti – Founder Simples Id e CPO wconnect.