Profissões Metaverso: nossos filhos irão trabalhar com isso

Profissões Metaverso: nossos filhos irão trabalhar com isso

Dado o momento atual, novas profissões metaverso se tornaram mais importantes. Afinal, nossos filhos passarão por isso!

Por Redação em 22/12/2021

O Metaverso ganhou um impulsionamento muito grande quando o Facebook resolveu declarar que estava entrando oficialmente para este universo. Dado o momento atual, novas profissões metaverso passaram a se tornar mais importantes. 

O metaverso exige mais conhecimentos e algumas novas profissões. Em outras palavras, as profissões que nossos filhos irão trabalhar!

A proposta de que os usuários do metaverso possam interagir usando avatares exige novos conhecimentos e habilidades. E para criar essa novidade, novas profissões metaverso entram em cena.

O Portal Época Negócios, por exemplo, listou algumas dessas profissões do futuro. Acompanhe.

Novas profissões Metaverso: confira algumas atualizações

1- Cientista de pesquisa do metaverso

Cientistas de pesquisa do metaverso estão no top 1 da lista de novas profissões metaverso. Eles terão que construir algo parecido com a teoria de tudo. Em outras palavras, terão que fazer com que o mundo inteiro se torne visível e acionável digitalmente.  

O ponto alto da questão, de acordo com a Época Negócios, são: jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde digital e conectada, etc.

Habilidades: além de dominar o quesito programação, o candidato precisa ser um expert em deep learning, visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional.

2 – Estrategista de metaverso

Eles serão os responsáveis pela estratégia de todo o portfólio de oportunidades. Ou seja, eles deverão identificar oportunidades de mercado, e de forma estratégica, conduzir cases, influenciar roteiros, desenvolver métricas, etc.

Entre as possíveis habilidades, estrategistas metaverso deverão ter conhecimentos em modelos de negócios e marketing de HW/SW/SaaS/PaaS, além de uma mentalidade empreendedora e experiência em gerenciamento. 

3 – Desenvolvedor de ecossistemas

O desenvolvedor de ecossistemas metaverso será o grande responsável pela construção de um ecossistema. Além disso, vai coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas alcancem a devida proporção. Entre as habilidades estão: relações institucionais e entendimento da indústria de XR.

4 – Gerente de segurança faz parte das novas profissões metaverso

O metaverso precisa ser um lugar seguro, e para isso, um gerente de segurança do metaverso é mais do que necessário. Dessa forma, este profissional precisa prever, com muita precisão, como as funcionalidades respondem. 

Para responder a altura, o gerente de segurança do metaverso possivelmente será um engenheiro de tecnologia com especialização em segurança de sistemas. 

5 – Construtor de hardware do metaverso

Um fato sobre metaverso é que ele não será construído apenas em código. Para proporcionar a experiência ao usuário, tornam-se necessários sensores, câmeras, fones de ouvido e óculos virtuais, por exemplo. Afinal de contas, o grande objetivo é criar um mundo digital que se entrelaça com o mundo físico real. 

Entre suas habilidades, o construtor de hardware deverá ter vasta experiência com hardwares e ser capaz de trabalhar eletrônicos de consumo mais complexos.

6 – Storyteller do metaverso

O storyteller é o grande responsável pela projeção das “missões imersivas”. Em outras palavras, esse profissional será responsável pela linha de experiência no metaverso, além de cenários de treinamento para militares, oportunidades de marketing na forma de narrativas para empresas, sessões de psicologia, entre outras situações.

A grande questão aqui é a formação: o que é preciso para ser um bom contador de histórias? Talvez um pouco de literatura, mas acredito que muito marketing para fazer dar certo. 

7 – Construtor do novo mundo

Vamos falar de gameficação? Essa é a palavra-chave. O fato é que para construir novos mundos, o construtor deve conhecer muito sobre os designers de games. Além disso, é preciso ter a visão do todo. Afinal, não pode faltar inspiração para criar algo que ainda não existe, seja em soluções ou produtos. A sugestão de formação aqui é: designer gráfico com experiência em 3D e realidade virtual.

8- Especialista em bloqueio de anúncios

Olha o nosso sonho virando realidade… Muitas empresas vivem da venda de anúncios. A Meta (ex-Facebook), é uma delas. No metaverso, provavelmente, muitas empresas seguirão este caminho. No entanto, a invasão comercial poderá ser detida, e os especialistas em bloqueio de anúncios terão papel primordial nisso. Então será preciso conhecimento em codificação e acesso ao código-fonte do metaverso.

° MAURICIO CONTI ° Engenheiro de Computação, founder do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital, influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.


Foto: Rawpixel/Freepick.