Conheça os brasileiros mais inovadores segundo o MIT

Conheça os brasileiros mais inovadores segundo o MIT

O MIT emitiu sua lista com os jovens da América Latica mais inovadoers e 5 brasileiros estão na lista. Os feitos vão desde substitutos veganos para ovos até impressão de órgãos.

Por Redação em 18/01/2021

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na edição mais recente da “Innovators Under 35 Latam 2020”, divulgou o nome dos 5 brasileiros mais inovadores.

A lista, que vem sendo divulgada pelo MIT desde 2013, ranqueia os 35 jovens da América Latina com menos de 35 anos que se destacaram.

Confira abaixo quem são os brasileiros que entraram para a lista do MIT como mais inovadores

Renato Borges, 28 anos

O engenheiro Renato Borges é fundador da Agrointeli, uma inteligência artificial que conecta agricultores às suas lavouras.

Em suma, os algoritmos da Agrointeli reúnem informações de imagens aéreas, sensores e máquinas para dar recomendações a quem usa o aplicativo da startup. A proposta é ajudar os produtores rurais a economizar dinheiro, tempo e a praticar uma agricultura mais sustentável.

Amanda Pinto, 29 anos

A administradora fundou a N.ovo, uma startup que desenvolve produtos de origem vegetal para substituir o ovo em todos os tipos de receita.

Entre os produtos estão, por exemplo, três maioneses veganas e sem glúten.

Fred Rabelo, 30 anos

O engenheiro Fred Rabelo fundou a Ti.Saúde, um sistema que conecta pacientes a profissionais de saúde de forma remota.

A Ti.Saúde permite agendar e fazer teleconsultas de forma segura e a monitorar pacientes a distância. Surpreendentemente, a plataforma já está disponível tanto na rede pública quanto na rede privada.

Gabriel Liguori, 31 anos

O médico Gabriel Liguori é um dos fundadores da TissueLabs, uma startup que fabrica tecidos artificiais em laboratório. As bioimpressoras 3D e outros equipamentos patenteados pela empresa permitem criar tecidos com células vivas.

Atualmente, a startup é capaz de criar tecidos simples como válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. Em 15 anos, a empresa espera ser capaz de fabricar órgãos complexos como corações artificiais e também tecidos que permitam a regeneração celular.

Ricardo di Lazzaro, 34 anos

O médico, bioquímico, farmacêutico e geneticista Ricardo di Lazzaro atua num dos ramos que mais cresce na medicina no mundo: a biogenética. Por meio de sua startup Genera, ele criou um dos testes genéticos de consumo mais baratos do mercado.

Os testes custam de R$ 350 a R$ 500 e sequenciam todo o genoma, revelando até informações sobre os ancestrais e possibilitando detectar predisposições a determinadas doenças. Com essas informações, a Genera também consegue personalizar medicamentos de acordo com a realidade de cada pessoa.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Alex Knight.