03 vantagens do blockchain para sua empresa

03 vantagens do blockchain para sua empresa

O blockchain é muito mais do que o sistema por trás do bitcoin, as soluções utilizando essa mostraram segurança, flexibilidade e robustez.

Por Valêncio Garcia em 01/06/2022

Mauricio Conti, em um artigo para o Portal Comunique-se, aponta o blockchain como a tecnologia chave da revolução da descentralização.

Definitivamente, a forma como o blockchain valida uma transação ou registro é realmente inovadora. O conceito, que está em pauta desde 2009, deixou de ser aplicado apenas em criptomoedas (como o Bitcoin que deu origem), e começou a ser utilizado em outros projetos.

A invasão Blockchain no setor empresarial

Algo tão inovador não pode ficar detido a apenas uma prática, certo!? Em vista disso, a programação utilizada para sustentar o Bitcoin começou a ser explorada de outras maneiras.

O blockchain é uma estrutura pública e descentralizada que possui um encadeamento de dados criptografados. Com esse modelo, as chances de invasões diminuem consideravelmente e, para o mundo dos negócios, a segurança é algo fundamental. 

Como o sistema blockchain é complexo e propõe justamente segurança, logicamente que começaria a chamar atenção de empreendedores. Mas, a proteção não é a única vantagem que a aplicação oferece.

Blockchain é uma rede segura, rastreável e anti-fraude

Um dos pilares deste sistema é sua segurança. Em resumo, quando uma informação é apresentada, sistema efetua a verificação dos dados para que então ela seja armazenada permanentemente em blocos criptografados.

Os blocos são conectados de forma hierárquica, o que viabiliza um controle maior para as empresas, pois cada tipo de movimentação fica marcada com informações “quem” e “quando” por exemplo.

Outra característica é a imutabilidade, isso é muito importante e garante o controle dos dados privados, evitando possíveis fraudes. Simplificando, em blockchain tudo é transparente, rastreável e depois de gravado não pode ser alterado. Pode ser sim gravado um novo registro que retifica o anterior, mas tudo que foi gravado no blockchain não pode ser mais apagado!

Com blockchain não há necessidade de intermediários

Além de toda sua proteção, outra característica que chama a atenção neste modelo de cibersegurança é a possibilidade de realizar negociações, contratos e empréstimos diretamente entre as partes. 

Desta forma, pessoas físicas ou jurídicas teriam o acesso facilitado, o que acarretaria em uma procura muito maior. Isso também gera lucratividade pois, sem a necessidade de um intermediador, as operações teriam o custo reduzido.

Para saber mais sobre a redução de custos, vale a pena ler Blockchain: 3 motivos para reduzir custos do plano de saúde, que apresenta um exemplo de redução de custos para administradoras de planos de saúde. 

Apostar em blockchain é dar um basta na burocracia

Xô burocracia! Com esse tipo de inovação é possível concluir negócios de um modo mais inteligente, ágil e transparente. Veja o exemplo desta aplicação na saúde, o Simples ID permite que o paciente tenha total controle sobre suas informações médicas. 

Isso é a automatização de acordos legais e documentações trazendo benefícios para usuários e empreendedores. 

Totalmente de acordo com a LGPD, o Simples ID desenvolvido pela wconnect, é uma carteira digital de saúde. Além de reunir todo o histórico do paciente em uma única wallet, ainda permite que os dados sejam compartilhados com quem o usuário desejar. 

Em outras palavras, o Simples ID salva vidas quando permite, por exemplo, o compartilhamento de dados pessoais, com o consentimento do usuário, com médicos ou familiares. 

Fique de olho nas atualizações do meu linkedin.


Foto: Creativeart/Freepik.