Radar

Três milhões de mortos no Brasil: Atila Iamarino “errou” outra vez

Três milhões de mortos no Brasil. Essa foi a previsão que o youtuber e biólogo, Atila Iamarino, fez sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil. Não, você não está enganado! Em outro artigo mostramos que ele afirmou que 1 milhão de pessoas perderiam suas vidas no Brasil com o avanço da pandemia de coronavírus, o vírus chinês.

Uma hashtag na rede social Twitter movimentou o assunto. Segundo a Revista Oeste, internautas criaram a hashtag #OAtilaMeEnganou no Twitter, remetendo a afirmação de Atila sobre a previsão de que o Brasil chegaria a agosto com 1 milhão de mortos em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus.

Embora os números não fechem, diante do fato, apoiadores de Iamarino enfatizaram “que ele teria apenas repercutido estudo realizado há meses pelo Imperial College London, do Reino Unido. Levantamento esse que, aliás, estaria relacionado à condicional se nada fosse feito pelas autoridades brasileiras no combate à disseminação do vírus”.

O fato é que o estudo não cita estes números e o número real de mortos -apesar de lamentável, pois é muita gente – não chegou nem a 10% do anunciado por ele. Este mesmo grupo de apoiadores do youtuber fez também a hashtag #ObrigadoAtila, argumentando que a divulgação dele fez com que os governantes tomassem medidas protetivas para o mudar a previsão.

Três milhões de mortos

Na disputa de hashtags, um novo dado sobre as opiniões e previsões de Atila Iamarino. Segundo a Revista Oeste, numa live gravada em vídeo o biólogo foi além de falar em 1 milhão de óbitos por Covid-19 no Brasil.

Internautas recuperaram um trecho de uma entrevista em que Iamarino afirma que a doença provocaria 3 milhões de mortes. A entrevista foi concedida ao canal MyNews, do YouTube, em 23 de março.

Vídeo em que o youtuber e biólogo Átila Iamarino fala em 3 milhões de mortos. Trecho foi excluído da versão gravada da live a pedido de Atila.

O trecho sobre a projeção de 3 milhões de mortes foi excluído do material que segue no ar. A equipe do MyNews informou que atendeu ao pedido do entrevistado, que solicitou a edição do vídeo.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: KOBU Agency.

Por
Redação

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024