O youtuber Atila Iamarino errou ao prever 1 milhão de mortes

O youtuber Atila Iamarino errou ao prever 1 milhão de mortes

Atila Iamarino errou ao prever 1 milhão de mortes com o avanço da pandemia de Covid-19 (causada pelo vírus chinês), no Brasil.

Por Redação em 04/08/2020

Atila Iamarino errou ao prever 1 milhão de mortes com o avanço da pandemia de Covid-19 (causada pelo vírus chinês), no Brasil. Com a chegada da doença ao país, inúmeras previsões foram feitas por supostos especialistas no assunto, profissionais da saúde (ou não).

Segundo o Portal Pleno News, uma dessas previsões ganhou fama por apresentar o resultado “absurdo” de 1 milhões de mortes. A estimativa foi apresentada pelo biólogo e youtuber Atila Iamarino e divulgada amplamente no Brasil.

Imperial College

Tudo começou quando, em março, o estudo do Imperial College, da universidade de Londres, incentivou as medidas de isolamento social pelo mundo. E Iamarino, além de comentar, chegou a estimar que o Brasil poderia alcançar a marca estrondosa de 1 milhão de mortes até o mês de agosto, caso não fossem tomadas as medidas necessárias diante do avanço da pandemia no país.

Pois bem… a conta não fechou! Já estamos em agosto e o Brasil apresenta algo em torno de 95 mil óbitos, número que é inferior a 10% do estimado pelo youtuber há quatro meses.

No fim de julho, na tentativa desesperada de justificar seu erro, Atila Iamarino afirmou que 98% das pessoas ficariam curadas sem precisar usar qualquer medicamento. Ele divulgou o seguinte texto em sua conta no Twitter:

– Sem intervenção farmacológica (sem tratamento com remédio), a mortalidade da Covid é por volta de 0,5 a 2%. O que quer dizer que, mesmo se as pessoas fossem tratadas com jujubas, 98% se curariam. Ou seja, não vai faltar história de alguém que foi curado tomando alguma coisa.

Para o jornalista conservador Ed Raposo, Atila Iamarino praticou uma espécie de “charlatanismo adaptável” e afirmou que “em um país sério, ele [Atila] seria preso”.

O fato é que Atila Iamarino errou ao prever 1 milhão de mortes por Covid-19 no Brasil e propagou terrorismo psicológico sobre o assunto que de uma forma ou outra, assusta a todos.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: reprodução/Arquivo pessoal.