Reorganização de empresas: um novo modelo

Reorganização de empresas: um novo modelo

Modelo de reorganização de empresas: confira o modelo de reorganização de empresas de Carlos Daniel Coradi para fugir da recuperação judicial.

Por Carlos Daniel Coradi em 19/01/2021

Hoje vou publicar os conceitos e o meu modelo de reorganização de empresas.

Vou comentar que as alternativas são reorganizar ou deixar como está e possivelmente ir para recuperação judicial (RJ).

A RJ tem uma chance baixa de sucesso e os dois motivos de fracassos são o descuido com o plano de RJ e a ausência de uma contabilidade correta e atualizada.

Portanto, se o empresário delega sua contabilidade para terceiros e não a controla adequadamente, ele não deve se encaminhar para a RJ pois acabará com o Juiz da RJ declarando sua falência. 

E aí tem que se reorganizar, o que envolve, entre os diferentes processos necessários, colocar a contabilidade de modo atualizado e correto. Isso pode demorar, mas é o único caminho.

Vamos provar isso com casos reais de sucesso e de insucesso, na sequência.

Eis meu modelo de trabalho:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Projeto começa sempre pela revisão financeira, que visa apurar e melhorar o fluxo de caixa.

Em qualquer empresa, pequena ou grande, é a visão de seu fluxo de caixa de curto e médio prazo que indica sua chance de sobreviver e ir em frente.

Ele pode continuar por diferentes caminhos: a revisão de marketing e vendas, ou seguir pela revisão da organização, aí incluída a revisão da parte societária, em geral fonte de problemas a serem superados.

O projeto se completa com a revisão da parte de controles, que inclui todo aperfeiçoamento dos sistemas informatizados e do sistema contábil.

Com muitos anos de experiência no campo, acreditamos em sistemas contábeis exatos, “online” e em tempos real.

* Carlos Daniel Coradi é engenheiro, mestre em administração de empresas e presidente da EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores.


Foto: Kelly Sikkema.