Recuperação Judicial vale a pena?

Recuperação Judicial vale a pena?

No Brasil, em dados atuais: das 3522 empresas que tentaram recuperação judicial: 728 tiveram a falência decretada, uma em cada cinco.

Por Redação em 04/01/2021

Recuperação Judicial, que chamaremos de RJ: vale a pena correr esse risco?

Levantei os dados atuais. Das 3522 empresas que tentaram recuperação judicial, 728 tiveram a falência decretada, uma em cada cinco. Apenas 218 delas conseguiram voltar à atividade, 6,1%.

As empresas que escaparam da falência viraram “zumbis”, segundo publicação do Observatório de Insolvência da PUC – SP. Sem capacidade de investir e sem geração de caixa.

De um estudo de 906 empresas que pediram RJ, uma em cinco vão à falência, “as demais ficam num limbo e protelam a saída do processo”, segundo um juiz de Recuperação Judicial, que diz “pela razão de que não conseguiram de fato se reestruturar para honrar todos compromissos com a fraca geração de caixa”.

A EFC, em conjunto com advogado especializado, foi procurada por uma Cerâmica que estava em RJ, e ele assumiu em substituição ao advogado dos sócios.

Mas a empresa não cumpria suas obrigações de apresentar sua contabilidade todos os meses, que não era atualizada. Entre o Juiz, o Administrador Judicial (figura obrigatória pela lei, em geral apontada pelo Juiz) e os sócios, a comunicação se perdia.

Sem cumprir suas obrigações, os sócios e a empresa tiveram a falência decretada pelo Juiz.

O que chamo de “urubus rodeando a carniça” ficaram com os ativos da empresa e os puseram para funcionar, ganhando um dinheiro do qual os sócios não viram sua cor. Caso real!

Moral da estória: Senhores empresários, evitem entrar em RJ, tentem recuperar sua empresa. Em último caso, peçam Recuperação Judicial, mas com um plano de recuperação muito bem feito, e antes com a arrumação da contabilidade nota dez.

Para acessar o LinkedIn do autor, clique aqui.

*Carlos Daniel Coradi é engenheiro, mestre em administração de empresas e presidente da EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores.


Foto: Tingey Injury Law Firm.