Entenda porque investir em inovação tecnológica é tão importante

Entenda porque investir em inovação tecnológica é tão importante

A inovação tecnológica é uma aliada do setor empresarial e continua mostrando potencial quando o assunto é otimização e lucratividade.

Por Redação em 31/05/2022

A web foi uma inovação tecnológica muito criticada na época do seu lançamento. “Como?” “Um  lugar onde as pessoas podem publicar informações e mandar correios eletrônicos? Isso é realmente possível?”

Bill Gates, em uma entrevista para David Letterman, teve muita dificuldade em explicar o conceito da internet pela falta de abertura do apresentador.

Apesar da resistência inicial ser natural do ser humano quando precisamos nos adaptar a algo novo, a internet mostrou a necessidade de oportunizar a inovação tecnológica, pois elas tendem sempre a impulsionar o desenvolvimento humano. 

Um indício disto é como o incentivo à tecnologia pode mudar a vida de jovens e adolescentes, observe isso nos seguintes casos:

Jovem fará um curso da NASA

Laysa Peixoto Sena Lage, em uma entrevista para a Revista Forbes, conta um pouco de como a astronomia passou a fazer parte da sua vida e revela seu sonho de ser astronauta.

Indiscutivelmente, após descobrir um asteroide, a brasileira de apenas 18 anos, está mais perto de viajar no espaço. Por meio de uma campanha promovida pela NASA, Laysa teve a oportunidade de enviar relatórios de suas análises e ter seus estudos reconhecidos.

Projeto Caça Asteroides é uma parceria da NASA com a The International Astronomical Search Collaboration que busca incentivar e popularizar a ciência. Graças a ação, que tem em seu escopo a inovação tecnológica, cerca de 1.300 jovens terão a chance de “analisar, identificar e enviar os relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos à Terra”.

F1 in Schools

Um exemplo bastante próximo a gente, aconteceu em São Paulo,capital, agora, no final de maio. 

Festival SESI de Robótica apoia 100% a inovação tecnológica, e por isso contou a apresentação de 41 times de 3 a 6 competidores. 

Todos eles , contavam com 1 técnico adulto e precisavam organizar escuderias, um plano de negócio, estratégias de mídias sociais, patrocínios e desenvolvimento de um projeto social.

Dentre as modalidades, o F1 in Schools teve uma equipe patrocinada pela wconnect. Somos grandes incentivadores das inovações tecnológicas e não poderíamos ficar de fora de um evento como esse.

É essa meninada que está projetando o futuro, e é nele onde viverão nossos filhos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A inovação tecnológica nos move

Particularmente, poder investir e impulsionar jovens talentos é algo que me motiva. Acredito muito no desenvolvimento que vem das novas gerações.

No início deste ano, em São José dos Campos, ocorreu a  5ª edição do Science Days Symposium. Na oportunidade, participei do painel smart cities, com o tema profissões do futuro na era da web3. 

O evento foi uma parceria do Instituto Alpha Lumen e do The Michaelis Foundation for Global Education.

O setor de tecnologia, precisa tanto da nossa atenção que, segundo a Brasscom, será preciso formar 797 mil novos profissionais de tecnologia até o ano 2025.

E agora eu vou dar um spoiler. A wconnect está lançando em parceria com a Lavore Mio, um e-book com as melhores oportunidades para profissionalização gratuita ou bastante acessível na área tecnológica.

De todas as maneiras, direta ou indiretamente, nós incentivamos a inovação tecnológica. E você também deveria fazer isso!

Gostou e se interessou pelo assunto? Fique de olho nas atualizações do meu linkedin e do Blog Connectados.

*Artigo de Mauricio Conti publicado originalmente no Portal Blocknews.


Foto: Freepik.