Radar

Conheça o experimento de John Money, “pai da ideologia de gênero”

John Money é considerado um dos “pais da ideologia de gênero”. O médico e psicólogo criou o termo “identidade de gênero”.

John teve a chance de criar um garoto desde o início da infância como se fosse garota, e aproveitou, já que acreditava que ser homem ou mulher “não era uma questão biológica, mas cultural.”

O acidente

Os gêmeos Bruce e Brian Reimer nasceram como meninos perfeitos, mas após sete meses, começaram a apresentar dificuldades para urinar. Então, sob orientação médica, os pais, Janet e Ron, levaram os dois a um hospital para serem circuncidados.

Bruce, infelizmente, acabou se envolvendo em um acidente. Os médicos usaram uma agulha cauterizadora em vez de um bisturi, o equipamento apresentou problemas, e a elevação súbita da corrente elétrica queimou completamente o pênis do bebê.

John Money teve a chance de tentar dissociar gênero e tendências biológicas

Janet e Ron estavam vendo televisão e se depararam com John. “O doutor Money estava lá, muito carismático, e parecia muito inteligente e muito confiante no que estava falando”, disse Janet para Money.

Poucas semanas depois, ela levou Bruce para vê-lo em Baltimore, nos Estados Unidos.

O caso representava uma experiência ideal. Ali estava uma criança a qual ele acreditava que poderia ser criada como sendo do sexo oposto e que trazia até mesmo seu grupo de controle com ele – um gêmeo idêntico.

Então, quando Bruce tinha 17 meses de idade, se transformou em “Brenda”. Quatro meses depois, no dia 3 de julho de 1967, o primeiro passo cirúrgico para a mudança foi tomado, com a castração. O médico enfatizou que os pais nunca deveriam contar a “Brenda” ou ao seu irmão gêmeo que ambos eram do sexo masculino.

O resultado

“A mãe afirmou que sua filha era muito mais arrumada do que seu irmão e, em contraste com ele, não gostava de ficar suja”, registrou Money em uma das primeiras consultas.

Mas em contraste, ele também observou: “A menina tinha muitos traços de menina moleque, como uma energia física abundante, um alto nível de atividade, teimosia e era frequentemente a figura dominante num grupo de meninas”.

No entanto, na época em que Bruce chegou à puberdade, aos 13 anos, ela sentia impulsos suicidas.

“Eu podia ver que Brenda não era feliz como menina”, lembrou Janet. “Ela era muito rebelde. Ela era muito masculina e eu não conseguia convencê-la a fazer nada feminino. Brenda quase não tinha amigos enquanto crescia. Todos a ridicularizavam, a chamavam de mulher das cavernas. Ela era uma garota muito solitária.”

Ao observar a tristeza da filha, os pais de Bruce pararam com as consultas com John Money. Logo depois, eles fizeram algo que Money tinha pedido para que não fizessem: contaram a ela que “Brenda” tinha nascido como um menino.

Semanas depois, “Brenda” escolheu se transformar em David. Ele passou por uma cirurgia de reconstrução do pênis e até se casou. Ele não podia ter filhos, mas adorou ser o padrasto dos três filhos de sua esposa.

Ele mal conseguia acreditar que tinham vendido seu caso como sucesso por John Money

“Ele não tinha como saber que seu caso tinha ido parar em uma ampla série de livros de teoria médica e psicológica e que estava estabelecendo os protocolos sobre como tratar hermafroditas e pessoas que tinham perdido o pênis”, disse John Colapinto, um jornalista do The New York Times, que descobriu a história de David.

“Ele mal conseguia acreditar que (sua história) estava sendo divulgada por aí como um caso bem sucedido e que estava afetando outras pessoas como ele.”

Fim trágico

Quando passou dos 30 anos, David entrou em depressão. Ele perdeu o emprego e se separou da esposa.

Na primavera de 2002, seu irmão morreu devido a uma overdose de drogas.

Dois anos depois, no dia 4 de maio de 2004, quando David estava com 38 anos, os pais, Janet e Ron Reimer, receberam uma visita da polícia que os informou que seu filho tinha cometido suicídio.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024