Radar

Comboio da Liberdade no Canadá: caminhoneiros protestam e Justin Trudeau está em localização secreta

O Comboio da Liberdade no Canadá levou o primeiro ministro Justin Trudeau a ir para uma localização secreta por segurança. Já começaram os “memes” afirmando que o político “fugiu”.

O comboio principal partiu da província Colúmbia Britânica no domingo, dia 23 de janeiro, e chegou na cidade de Ottawa na sexta-feira, dia 29. Após a chegada, houveram dois dias de protestos (sábado e domingo).

Comboio da liberdade no Canadá recebido com aplausos

As filmagens abaixo mostram a chegada em Ottawa.

Os manifestantes compararam os mandatos de vacina ao fascismo e muitos carregavam cartazes carregados de palavrões a cerca de Trudeau, informou a Associated Press.

“Eles não são eficazes, não estão funcionando. Não está mudando nada. Não podemos continuar vivendo assim. As pessoas estão perdendo seus empregos porque não querem tomar a vacina”, disse Eric Simmons, de Oshawa.

A principal manifestação começou perto da Câmara dos Comuns, que é uma parte do parlamento do Canadá, no sábado. Enquanto isso, outros comboios menores se reuniam em outras cidades, incluindo Vancouver, Victoria, Kelowna, Winnipeg e Calgary.

Trudeau disse que os canadenses não são representados por essa “minoria muito preocupante, pequena, mas muito vocal de canadenses que estão atacando a ciência, o governo, a sociedade, os mandatos e os conselhos de saúde pública”.

Alguns estão, em parte, protestando contra uma nova regra que entrou em vigor em 15 de janeiro, exigindo que os caminhoneiros que entram no Canadá sejam “totalmente imunizados contra o coronavírus”.

Os organizadores do protesto pediram a eliminação de todas as restrições do COVID-19 e mandatos de vacinas, alguns também pediram a remoção de Trudeau.

Filmagem da chegada dos caminhoneiros em Ottawa postada no Twitter de Benny Jhonson, As pessoas gritam “liberdade”.
Filmagem postada no canal do YouTube Machines Everywhere retratando a chegada em Ottawa.
Um dos caminhões do comboio, com adesivos em francês dizendo “libertem nossos filhos” e “Respeitem nossos direitos e liberdades”

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube

Últimas notícias

O Brasil tem um “pré-sal verde” a explorar

Brasil tem "pré-sal verde" na Amazônia: 210 bilhões de litros/ano de biocombustível em áreas degradadas…

18 de abril de 2024

Baita Aceleradora: uma década de Inovação com Propósito

A Baita Aceleradora celebra uma década de sucesso, destacando-se por seu portfólio diversificado e compromisso…

5 de março de 2024

GFANZ e BNDES apoiam o Financiamento Climático no Brasil

GFANZ e BNDES lançam iniciativas para financiar projetos climáticos no Brasil. Plataforma de Transição Climática…

28 de fevereiro de 2024