Protestos contra mortes pós-vacinação se espalham na Coreia do Sul

Protestos contra mortes pós-vacinação se espalham na Coreia do Sul

Manifestantes acreditam que existe causalidade entre vacina e óbitos e pedem que governo se responsabilize.

Por Redação em 29/12/2021

Protestos contra mortes pós-vacinação se espalharam pela Coréia do Sul, um dos páises mais vacinados. Os manifestantes estão exigindo responsabilização pelas mortes que atribuem às vacinas.

É importante citar que os testes para comprovação de que uma morte ocorreu devido a um efeito colateral da vacina são caros, mas os parentes das vítimas observam a cronologia dos eventos.

Os manifestantes se reuniram em Busan no domingo (26/12/21), depois que uma manifestação semelhante foi realizada em Seul no dia de Natal. Eles ergueram grandes retratos de familiares falecidos – como aqueles normalmente exibidos em funerais na Coreia do Sul – e testemunharam como seus entes queridos morreram pouco depois de serem vacinados contra Covid-19.

Os manifestantes pediram ao governo que identifique as causas das reações adversas e admita que as vacinas são as culpadas.

O contexto

Apenas uma semana após o lançamento das vacinas Covid-19 no final de fevereiro e início de março, a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coréia do Sul disse que sete pessoas morreram e 24 relataram reações adversas graves após receberem suas vacinas da AstraZeneca.

O governo supostamente iniciou uma investigação em agosto, depois da morte que um adolescente que não tinha problemas de saúde e veio a óbito logo após ser inoculado com a vacina da Pfizer contra Covid-19.

Após esses ocorridos, uma associação chamada Conselho de Vítimas e Famílias da Vacina Covid-19 realizou manifestações em várias cidades sul-coreanas. Manifestantes marcharam no domingo da Prefeitura de Busan à Universidade Nacional de Educação de Busan, informou o Yonhap News.

Impacto nas eleições das mortes pós-vacinação

A segurança da vacina pode se tornar uma questão controversa na eleição presidencial da Coreia do Sul. Kim Jong-in, o presidente da campanha do partido, acusou a administração do presidente Moon Jae-in de ser indiferente aos danos da vacina.

O governo se comprometeu a compensar as vítimas dos efeitos colaterais da vacina, mas também decide se os ferimentos e mortes são atribuídos ás vacinas. “Acho que as pessoas chegaram a um ponto em que não podem confiar no governo”, disse Kim.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/RT.