Em coletiva de imprensa realizada no início de dezembro (2020), na Cidade Administrativa (Belo Horizonte – MG), o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, atualizou o cenário da Covid-19 no estado e destacou a importância de reforçar a prevenção à doença. Ter a melhor gestão da pandemia faz toda a diferença no combate à Covid-19.
O apelo do Governo do Estado é para que toda a população esteja alinhada ao objetivo de aumentar não só as medidas de distanciamento social, mas também a efetividade desse distanciamento.
O secretário falou sobre a atualização do plano Minas Consciente, plano de ação especial contra o avanço da Covid-19.
“Observamos que houve uma mudança no perfil epidemiológico nessas regiões, assim como em algumas outras, que retornaram para a onda amarela. É importante destacar que o objetivo dessa sinalização feita pelo Minas Consciente é indicar aos gestores municipais e à sociedade o momento de aumentar os cuidados no distanciamento para que tenhamos o controle da epidemia”, destaca.
Testagem
Um dos pontos abordados pelo secretário estadual da saúde foi a testagem. O estado ampliou os critérios de testagem em Minas Gerais (desde 6/10/2020), quando todos os casos suspeitos de síndrome gripal pelo novo coronavírus passaram a ser testados.
“É importante destacar que, anteriormente, apenas os casos mais graves faziam o exame”, explicou Carlos Eduardo Amaral sobre o teste RT-PCR.
Atualmente, a Redecovid realiza, 2.705 exames por dia em média, enquanto no início da pandemia eram feitos 77 exames, diariamente.
Melhor gestão da pandemia
Amaral destacou ainda que o resultado positivo para Covid-19 representa a média de 31% dos pacientes com sintomas gripais atendidos na rede pública atualmente, o que sinaliza um aumento no número de casos assistidos pela rede estadual.
Recentemente o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, concedeu entrevista falando sobre o preparo do estado em relação ao combate à pandemia.
Leia também
De acordo com o governador, o estado de Minas Gerais está preparado para iniciar a vacinação quando o Governo Federal der início a campanha nacional de vacinação. Fato que depende exclusivamente do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização.
“A vacinação vai ser realmente algo que vai mudar por completo a nossa realidade. Não quer dizer que cuidados deixarão de existir”, disse o governador.
Segundo ele, há muito folclore por parte de alguns estados em relação a um estado receber a vacina e outros não.
“A vacinação, quero deixar claro, será nacional! Minas Gerais está toda capacitada operacionalmente para receber a vacina. Se ela chegar amanhã no nosso estado, temos tudo pronto: refrigeradores, seringas, pessoal da saúde treinado, então todo esse preparo prévio já foi feito. Coisa que não aconteceu em outros estados”, declarou Zema.
Outro fato que chamou a atenção foi a fala do governador em relação ao número de óbitos.
“Nós trabalhando em silêncio, queremos que o resultado de certo! Minas tem a menor taxa de óbito do país, mas não ficamos alardando por aí. Tem muita politização sobre a pandemia e sobre a vacina. O que nós temos é que salvar vidas ao invés de ficar gritando no microfone”, finalizou.
Para saber mais sobre a ação do Estado de Minas Gerais em relação ao Combate à pandemia de Covid-19, clique aqui.
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG.