Yeonmi Park teme que o futuro dos Estados Unidos “seja tão sombrio quanto a Coréia do Norte”

Yeonmi Park teme que o futuro dos Estados Unidos “seja tão sombrio quanto a Coréia do Norte”

Yeonmi Park, 27 anos, conseguiu escapar da ditadura da Coreia do Norte. Nos útimos anos, o país tem intensificado medidas de contenção para evitar que mais cidadãos fujam.

Por Redação em 02/09/2021

Yeonmi Park, 27 anos, conseguiu escapar da ditadura da Coreia do Norte quando era apenas uma adolescente. Nos útimos anos, o país tem intensificado as mais diversas medidas de contenção para evitar que mais cidadãos fujam e denunciem a situação de calamidade econômica e o nível de censura das mídias.

Surpreendentemente, após ter frequentado uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos (Columbia University), a sobrevivente norte-coreana teme que o futuro do país “seja tão sombrio quanto a Coreia do Norte”.

Yeonmi Park fala das similaridades que encontrou: incluindo propaganda antiocidental

Uma das centenas de desertores norte-coreanos que se estabeleceram nos Estados Unidos, Park, 27, foi transferida de uma universidade sul-coreana para a Columbia University em 2016 e ficou profundamente perturbada com o que descobriu.

“Eu esperava estar pagando essa fortuna, todo esse tempo e energia, para aprender a pensar. Mas eles estão forçando você a pensar da maneira que eles querem que você pense”, disse Park em uma entrevista à Fox News.

“Percebi, uau, isso é loucura. Achei que a América fosse diferente, mas vi tantas semelhanças com o que vi na Coreia do Norte que comecei a me preocupar.” Essas semelhanças incluem sentimento antiocidental, culpa coletiva e uma adoção sufocante do politicamente correto.

Sentimento antiocidental

Durante a orientação, ela foi repreendida por um funcionário da universidade por admitir que gostava de literatura clássica, como Jane Austen.

“Eu disse ‘Eu amo esses livros’. Achei que era uma coisa boa”, relembrou Park. “Então ela disse: ‘Você sabia que aqueles escritores tinham uma mentalidade colonial? Eles eram racistas e intolerantes e estão subconscientemente fazendo uma lavagem cerebral em você’.”

Obviamente, a autora clássica Jane Austen, que morreu em 1817, não tinha acesso a técnicas de lavagem cerebral. Mas rotular qualquer coisa da cultura americana como imperialista, racista ou intolerante é algo que Park também via constantemente na Coréia do Norte.

Progressistas acusam o ocidente de ser “escravocrata”, ou “imperialista”, mas esquecem não vemos críticas às tentativas de expanção da China ao longo da

Ideologia de gênero

Testemunhar a profundidade da ignorância americana de perto fez Yeonmi questionar tudo sobre a humanidade. “Norte-coreanos, não temos Internet, não temos acesso a nenhum desses grandes pensadores, não sabemos de nada.”

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.


Foto: Leif Christoph Gottwald.