Xyko nos deixou!

Xyko nos deixou!

Lamentavelmente, a doença do Covid-19 levou prematuramente um gigante lutador e em respeito a ele escrevo essas notas: Xyko Conceição.

Por Carlos Daniel Coradi em 07/04/2021

Termino esse “Esboço” do Livro sobre minha história na política encerrando-o com minha homenagem ao valente, admirável, inflexível em suas crenças, Francisco Assis da Conceição, carinhosamente chamado de Xyko Conceição. Procurei primeiramente sua esposa, Maria Dolores Rodriguez, que me ajudou, juntamente com seu filho Pablo, a levantar os dados sobre a vida pessoal e profissional de Xyko, um homem modesto que ao se apresentar aos seus possíveis eleitores, não lhes falava que já havia corrido o mundo, como vamos ler sobre quem é ele.

Breve nota sobre Francisco Da Conceição[1]

Sobre Xyko:

Francisco Assis Da Conceição, com o nome de campanha “Xyko Conceição” e candidato pelo Partido Novo à vereador em Campinas em 2020, nasceu nessa cidade em 15 de setembro de 1950.

Segundo entrevista dada ao Partido Novo[2] no mês final da campanha política, Xyko contou que nasceu em Campinas, filho de mecânico e mãe de prendas domésticas, que faleceu quando tinha 14 anos, tendo ficado com seu pai e sua avó, que trabalhava na casa da família Galhardi, que na prática, “o adotou”.

Xyko se dedicava muito aos estudos, tendo ganho uma maratona de matemática, que lhe deu prestígio como bom aluno, mas sempre procurando ser exemplar em tudo o que fazia, inclusive quando esteve no exército em 1969, aos 19 anos.

Começa a trabalhar em 13 de abril de 1970 na IBM quando foi promovido, enviado para a Escócia, para trazer tecnologia nova para o Brasil.

Promovido mais uma vez em 1973, foi enviado aos Estados Unidos, quando conheceu Carolyn Lee Biesele e casou com ela, em 1974.

Dessa união, nascem três filhos americanos nascidos no estado de Nova York: em 4 de março de 1975, Marc Alexandre da Conceição; em 5 de setembro de 1977, Julian Marcello da Conceição; em 20 de agosto de 1979, Serena Andrea da Conceição.

Todos eles moram atualmente nos Estados Unidos, mas durante a infância moraram em Campinas, onde estudaram na creche Visconde de Sabugosa e depois no Colégio Madre Cecília. Voltaram aos Estados Unidos em 1986.

Eu (Coradi escrevendo), tenho poucas informações sobre eles, mas soube que Julian é um engenheiro naval e trabalha em um iate e Serena é Designer de Roupas.

Atualmente, Marc mora na Califórnia, Serena em Nova York e Julian na Flórida.

Xyko, depois que se divorciou de Carolyn, em 1993, conheceu Maria Dolores Rodriguez Alvarez (Lola), nascida no Uruguai em 1957; tiveram um filho deste casamento, Pablo Rodriguez da Conceição, nascido em 25 de dezembro de 1997 em Campinas. Casaram em 21 de dezembro de 2001, em Montevidéu.

A história profissional de Xyko é enorme e vou apenas resumir aqui[3]:

IBM: Brasil e EUA; 1970-1992 com viagens de trabalho para Escócia, Alemanha.

MAXY CONSULTORIA: 1992-1999

Montagem de computadores: 1992-1994

VITECH: 1995; Diretor de Produção

BAHIATECH: 1996 – 1999; Diretor de Produção

DELL: Austin – USA e Eldorado do Sul, Porto Alegre, RS; 1999 – 2002 Gerente de Projetos e Gerente de Engenharia.

NOVADATA: Brasília; 2003

MOTOROLA: Campinas; 2004 – 2009 Gerente de Projetos e Gerente de Engenharia. Viagens de trabalho aos EUA e China.

MAXYCON: Campinas; 2010 – 2017

Consultor na área de Qualidade e Projetos industriais em Campinas e Belém.

Consultor para The Highland Group, consultora norte-americana, participando em projetos de mineração em Paragominas de Pará, Pedra Branca do Amapá, Votorantim, em Niquelândia, Goiás, empresa Diebold em Manaus e na de manufatura eletrônica para Brightstar em Rio Grande, Terra do Fogo, Argentina.

SCHNEIDER ELECTRICS: Curitiba; 2017-2019 Coordenador de Qualidade Sênior

A campanha política de Xyko

Xyko se interessou por política por decorrência de observar nos Estados Unidos a importância dos municípios, cada qual cuidando de seus interesses internos com dedicação e qualidade.

Voltando ao Brasil e se localizando em Campinas, em 2005 com a esposa Lola e o filho Pablo, fez, por analogia com sua visão municipal vinda dos Estados Unidos, a comparação com o Brasil e com as diferenças de comportamentos. Indo em 2015 em uma reunião do Partido Novo, convidado pelo amigo Paulo Ferrucio[4], ficou maravilhado com as suas proposições e resolveu se cadastrar como associado.

Em 2020 tomou a decisão de entrar no processo seletivo para vereança e participou intensamente em todas as suas fases, tendo sido aprovado em todas elas.

Fez de suas bandeiras em primeiro lugar a educação, com prioridade para o ensino básico, dizendo que devemos criar e fomentar ilhas de tecnologia com as crianças desde cedo, não esperando que elas cheguem despreparadas nas fases de estudo mais avançadas.

Se preocupou muito com o transporte, realçando a grande perda de tempo de quem mora na periferia, tendo estado muitas vezes em sua campanha nessas regiões, sul e sudeste da cidade, regiões do Ouro Verde, Campo Grande (onde eu estive com ele, o acompanhando em carreata).

Na desistência do candidato a Prefeito do Partido Novo à prefeitura, tomou à frente do processo e mobilizou todos os candidatos à vereança para tentar substituir o desistente[5] e isso está documentado em meu livro amplamente, com minha opinião pessoal que mantenho, embora o desistente tenha me pedido para não a publicar.

Lamentavelmente, a doença Covid-19 levou prematuramente um gigante lutador e em respeito a ele escrevo essas notas.

Notas explicativas:

[1] Notas escritas por mim e por Maria Dolores Rodriguez e revisadas por seus quatro filhos;

[2] Entrevista do Partido Novo com Emerson Scheffer, Alexis Fonteyne (entrevistador), Jussara Cristina da Silva e Francisco Assis da Conceição.

[3] Fonte dessas informações, sua família e amigos que trabalharam com ele.

[4] Convidei o Sr. Paulo Ferrucio para me falar sobre Xyko e ele me mandou texto que inclui;

[5] Antonio Carlos Bertelli era o candidato do Partido Novo em Campinas à prefeitura.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

*Carlos Daniel Coradi é engenheiro, mestre em administração de empresas e presidente da EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores.


Foto: reprodução/ Facebook.