Xangai intensifica lockdown apesar da diminuição dos casos

Xangai intensifica lockdown apesar da diminuição dos casos

O governo havia chegado a pedir que casais durmam separados.

Por Redação em 09/05/2022

Xangai intensifica lockdown apesar da diminuição dos casos: e as restrições implementadas pelo Partido Comunista Chinês já eram, provavelmente, as mais rígidas em todo o mundo.

Xi Jinping prometeu na semana passada de que o partido dobraria suas políticas de isolamento, ao mesmo tempo em que se comprometia a eliminar qualquer “desobediência” por parte de moradores que se sentissem frustrados com a insistência do governo em aplicá-las, não importando quanto sofrem com a escassez de alimentos, remédios e outras itens essenciais em uma economia onde até mesmo fraldas descartáveis são consideradas um luxo frívolo.

Agora, enquanto Xangai esperava que as medidas fossem “relaxadas”, uma vez que o número de novos casos caiu drasticamente, as autoridades decidiram, em vez disso, torná-las mais rígidas.

De acordo com o site AP News, avisos emitidos em vários distritos alertaram os residentes de que eles estavam impedidos de receber entregas “não essenciais” como parte de um “período de silêncio” que dura pelo menos até quarta-feira.

As medidas mais rigorosas poderiam ser estendidas dependendo dos resultados dos testes em massa, complementaram os avisos.

“Obrigado por sua compreensão e cooperação. Juntos, podemos sair do lockdown em uma data antecipada”, disse um anúncio emitido no distrito de Huangpu da cidade, que mais tarde foi compartilhado on-line.

Dois residentes de Xangai contactados pela CNN disseram não terem tido nenhum aviso prévio das novas restrições.

Número de casos

Xangai na segunda-feira relatou 3.947 casos nas 24 horas anteriores, quase todos assintomáticos, juntamente com 11 mortes. As autoridades foram gradualmente levantando as regras de isolamento dos 25 milhões de residentes da cidade, mas as novas ordens parecem estar voltando às condições no estágio inicial do surto.

Enquanto Xangai intensifica seu lockdown, vídeos feitos por moradores e frases de policiais chineses obre o assunto chamam a atenção na internet

Um vídeo que viralizou no Twitter mostra policiais chineses chegando para prender um indivíduo que alega ter sido erroneamente alvo de quarentena depois que outra pessoa que mora no mesmo prédio e no mesmo andar testou positivo.

Algumas citações particularmente preocupantes do oficial no vídeo foram traduzidas pela CNN:

  • “A partir de agora, as pessoas que vivem no mesmo andar (como os casos de Covid) devem ser transportadas (para quarentena)”, diz um dos oficiais.
  • “Não é como se você pudesse fazer o que quiser – a menos que você esteja na América. Esta é a China”, diz outro policial severamente, acenando com uma garrafa de desinfetante na mão.
  • “Pare de me perguntar ‘por que?’. Não há por quê. Temos que obedecer às regulamentações do nosso país e às políticas de controle de epidemias”, complementa.

Enquanto isso, um vídeo de um morador de Xangai “dando sermão” para a polícia por supostamente bloquear uma saída de incêndio também se viralizou (observe como o rosto dele está coberto para sua segurança).

A economia a gente vê…

Moradores estão reclamando da inflação dos preços, apesar de o Partido Comunista continuar prometendo que os manterá sob controle. Um lojista no distrito de Pudong, no oeste de Xangai, disse que sua qualidade de vida diminuiu acentuadamente, mesmo ele tendo aumento os preços.

A China havia emitido comunicados pedindo que casais não dormissem juntos ou se beijassem

Os vídeos, feitos no auge das restrições deste ano, mostram anúncios sendo feitos por drones no céu, e os moradores são vistos protestando contra a falta de suprimentos e cantando a partir de suas varandas.

“A partir desta noite, o casal deve dormir separadamente, não se beijar, não é permitido abraçar, e comam separadamente. Obrigado por sua corporação!”. Reprodução: Twitter.
Os moradores de Xangai vão para suas varandas para cantar e protestar contra a falta de suprimentos. Aparece um drone dizendo: “Por favor, cumpra as restrições covidenciais. Controle o desejo de liberdade de sua alma. Não abra a janela nem cante”.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/YouTube