Vodafone adere a rede Trust Your Supplier, da IBM

Vodafone adere a rede Trust Your Supplier, da IBM

A operadora Vedafone aderiu à plataforma Trust Your Supplier, que utiliza tecnologia blockchain para estreitar a confiança em fornecedores.

Por Redação em 13/03/2021

Vodafone adere a rede Trust Your Supplier com IBM Blockchain.

A Vodafone Procurement Company (VPC), uma empresa do setor de telecomunicações, está aderindo a Trust Your Supplier.

Mas o que é a Trust Your Supplier? Em síntese, trata-se de uma plataforma de validação de fornecedores liderada pela IBM que foi lançada em 2019, e utiliza a famosa tecnologia blockchain.

Ao confirmar que havia começado a usar a rede Trust Your Supplier para “promover e verificar” seus parceiros da cadeia de suprimentos, a VPC tornou-se uma das primeiras empresas, ao lado da própria IBM e da Lenovo, a adotar a plataforma.

O papel da Vodafone no desenvolvimento da Trust Your Supplier

A Vodafone  não apenas começou a utilizar a plataforma. Ela desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento, em parceria com outros membros da aliança Trust Your Supplier, incluindo as duas principais protagonistas do projeto: IBM e Chainyard, uma empresa de consultoria baseada em blockchain, localizada na Carolina do Norte.

Surpreendentemente, a operadora é membro do Conselho de Governança do Trust Your Supplier ao lado de rivais como a Deutsche Telekom e a Verizon Communications.

Poder de compra

A promessa de Trust Your Supplier é de um ecossistema interoperável que aproveita a tecnologia blockchain para agilizar o processo monótono (e caro) de descoberta de qualificação, e integração de fornecedores, além de gerenciar informações sobre compra, envio e entrega.

Ele promete “remodelar” as relações entre comprador e fornecedor através do fornecimento de “passaportes digitais” que são personalizáveis para cada fornecedor e incorporados na blockchain, oferecendo a boa e velha garantia de dados em “tempo real” (reduzindo assim o risco de fraude e impulsionando a inclusão nas cadeias de abastecimento).

A Vodafone sinalizou, além disso, que tem interesse em outros casos de uso da tecnologia blockchain, incluindo: validação e monitoramento de dispositivos conectados em redes de energia e acordos internacionais de roaming.

Para saber mais detalhes, clique aqui.


Foto: Andy Li / Unsplash.