Você sabe o que é poluição ambiental?

Você sabe o que é poluição ambiental?

Poluição Ambiental: você sabe o que é? Segundo o blog Instituto Água Sustentável, é a ação humana que provoca algum dano ao meio ambiente.

Por Redação em 29/07/2020

Poluição ambiental: há quando tempo se fala sobre isso? E você, sabe o que é poluição ambiental?

De acordo com o blog do Instituto Água Sustentável, de maneira simplista, a poluição ambiental é a ação humana que provoca algum dano ao meio ambiente. É ainda “a introdução de qualquer substância nociva à saúde humana e/ou animal ou mesmo ao próprio ambiente e ocasiona desequilíbrio dos ecossistemas”.

De acordo com o instituto, para se manter uma relação saudável entre natureza e homem, é preciso que o ser humano saiba qual a melhora maneira de fazer o uso sustentável dos recursos naturais, bem como destinar da maneira correta o resíduo produzido por ele, afim de diminuir o impacto e o dano ambiental por sua vivência. E isso engloba também os efluentes.

Mas antes de chegarmos aos conceitos apresentados pelo Instituto Água Sustentável, vale lembrar que efluentes são basicamente resíduos, e eles podem ser resultante de processos produtivos ou de consumo humano, assim como podem ser domésticos ou industriais. Desta forma, é importante conhecer sua definição e origem.

Efluentes domésticos

São produzidos nas residências, em hotéis, bares, clubes e comércio em geral. Algumas fontes de poluição: água de descarga, de banho, água de lavagem de roupa e utensílios de cozinha, fossas sépticas, restos de alimentos, água contaminada com sabão e detergente.

Efluentes industriais

Durante os processos de produção de bens e serviços é que eles são produzidos. A exemplo o esgoto sanitário, água de resfriamento, água de lavagem e desinfecção de equipamentos, compostos orgânicos e inorgânicos. Quando o assunto é efluente gasoso, devemos lembrar das as chaminés industriais que são as maiores emissoras de rejeitos gasosos. Os mais preocupantes são os óxidos de nitrogênio (NO e NO2 – NOx) e os compostos de enxofre (SOx).

Poluição ambiental e os danos ao meio-ambiente e à saúde

“Se os efluentes (resíduos) são despejados sem o devido tratamento nos mananciais hídricos e no solo podem causar sérios danos ambientais e a saúde, como por exemplo poluição de rios, água subterrâneas e solo, doenças como cólera e hepatite A e B. Já em relação aos efluentes gasosos podem ser prejudiciais às vias respiratórias, na atmosfera, os óxidos de nitrogênio e compostos do enxofre dão origem aos ácidos nítrico e, são os principais componentes da chuva ácida”, exemplifica o blog do Instituto.

Ficou interessado pelo assunto? Clique aqui e veja o material na íntegra.


Foto: Anh Vy.