Vinhedo recebe coletor de cápsulas usadas que premia os consumidores

Vinhedo recebe coletor de cápsulas usadas que premia os consumidores

A CIM lançou um coletor de cápsulas de café usadas que premia os consumidores que optam pela destinação correta do resíduo.

Por Redação em 30/12/2020

A pandemia, causada pelo vírus chinês, mudou alguns hábitos e rotinas. E com a reciclagem, não foi diferente. Por isso a Cognitivos Inteligência de Mercado, CIM – instalou uma máquina coletora de cápsulas de café na Villa Conteiner, na cidade de Vinhedo, a 70 km da Capital São Paulo.

A proposta da startup foi criar uma alternativa para facilitar a vida dos consumidores conscientes, que já estavam habituados a destinar corretamente os resíduos recicláveis.

A praça de alimentação da Villa Conteiner recebe em média 150 pessoas por dia, o que facilita o acesso das pessoas que querem destinar corretamente as capsulas de café já utilizadas.

“A jornada do usuário é muito simples, porém é importante que o usuário “limpe” as cápsulas (com um pouco de água, se for de captação de chuva, melhor ainda) antes de trazê-la para a máquina coletora, principalmente no intuito de evitar a proliferação de insetos”, explica Paulo Cesar Primo Junior, um dos idealizadores do projeto.

A grande novidade é este sistema coletor de capsulas de café usadas premia os consumidores que faz a destinação correta do material.

Dessa forma, a pontuação poderá ser utilizada em todos os parceiros comerciais da Cognitivos.

O coletor de cápsulas na prática

Para utilizar o sistema coletor de cápsulas de café usadas, o usuário deve seguir alguns procedimentos, conforme a seguir:

1) Abrir a gaveta até acender a luz verde;

2) Depositar as cápsulas “limpas”;

3) Fechar a gaveta até acender a luz vermelha;

4) Aguardar a “leitura” do sistema para a contagem das cápsulas;

5) Se o usuário estiver de acordo com o resultado, deve teclar “ok” e então digitar o número do celular com o DDD sem o zero para receber a pontuação através da mensagem de texto (SMS).

O propósito

A Cognitivos Inteligência de Mercado tem como propósito conscientizar a população da importância da economia circular.

“Através de pequenas atitudes de coleta de materiais como cápsulas de cafés, visamos a correta destinação de materiais recicláveis. Por isso, atuamos em parceria com cooperativas de reciclagem local”, explica Paulo Cesar.

Segundo ele, a meta da Cognitivos é viabilizar 50 máquinas coletoras para o ano de 2021, customizadas para diferentes tipos de resíduos sólidos.

O portfólio da Cognitivos conta com outras soluções para volumes maiores, que comportam outros tipos de resíduos sólidos.

Uma das maneiras de conhecer mais o trabalho da Cognitivos Cognitivos Inteligência de Mercado é no site da empresa. Para acessá-lo, clique aqui.


Foto: Efe Kurnaz.