Valinhos cidade turística: o que devemos aprender para o futuro

Valinhos cidade turística: o que devemos aprender para o futuro

O sucesso de grandes roteiros turísticos no Brasil faz pensar em como Valinhos deve trabalhar para se tornar: "Valinhos cidade turística".

Por Rodrigo Cavalo em 22/06/2021

Valinhos cidade turística, mas de fato, o que devemos aprender para o futuro?

A restauração da Igreja Matriz de São Sebastião em Valinhos (SP), um dos nossos cartões de visitas, nos traz uma pergunta: O que fazer para fomentar o turismo na cidade?
No ano de 1900, no alto de uma colina e com vista para todo o vilarejo, o padre Francisco Manetta escolheu o lugar perfeito para a construção da primeira Matriz de Valinhos, a igreja seria erguida em cumprimento a uma promessa de erradicação de uma epidemia de febre amarela em Campinas, teria como padroeiro, São Sebastião, o santo protetor contra fome, guerra e pestes. Nascia um dos mais belos cartões postais da cidade!

Valinhos é uma cidade turística?

Se olharmos como um todo, podemos afirmar que, a cidade de Valinhos, conhecida como a Capital do Figo Roxo, uma das nove cidades do circuito das frutas, próxima a grandes centros urbanos, belíssima área rural e com eventos como a Festa do Figo e a Expogoiaba, sim, é uma cidade turística.

Com tudo isso, qual o motivo de não atrairmos o número de turistas que cidades da região atraem? O que nos diferencia de cidades como Jaguariúna, Itu, Pedreira ou Holambra? O que podemos mudar para tornar Valinhos a cidade turística que tanto queremos, uma cidade mais atrativa?
Começando pela restauração da Matriz de São Sebastião, que por sinal está ficando maravilhosa, devemos ter um olhar mais crítico para o Centro da cidade, a muito tempo parado no tempo, não se moldou de forma adequada para atrair turistas, não temos um calçadão com barzinhos ao ar livre, se não é possível na Rua Antônio Carlos, o que falar em uma quadra da rua Heitor Penteado? Poderia ser coberta? Ter quiosques ao centro, interligando o calçadão com o Largo São Sebastião?

E a nossa estação de trem? Agora incluída em um roteiro turístico, o trem Expresso Vale das Frutas, que interligará as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos, nossa estação merece um tratamento diferenciado, algo parecido com a estação de Jaguariúna poderia ser uma ideia. Também não podemos esquecer da rodoviária, um grande espaço que poderia ser reformulado, trazendo mais conforto para os usuários e beleza para o centro da cidade.

Outro atrativo turístico que merece a atenção é o Centro de Lazer ao Trabalhador (CLT), uma restauração no local é primordial, poderíamos ter pedalinhos, mais quiosques com variedades de alimentos, uma interligação com o Parque dos Lagos, pela Rua Ver. Valter Obmer woelzke e, quem sabe a utilização da parte baixa da Fonte Sônia em uma futura reestruturação do local.

Só para ter uma ideia, quem frequentou o antes e o depois da reformulação da Lagoa do Taquaral em Campinas, sabe bem a diferença, o local se tornou bem mais atrativo, com uma padaria e vários quiosques modernos. Não podia deixar de comentar, local de prática de exercícios com churrasqueira não combinam, caminhar, correr ou andar de bicicleta no CLT, respirando fumaça não é uma das melhores opções.

Turismo e esportes


Em falando de esportes, temos que pensar em uma melhor utilização do ginásio e campos de futebol como do Castelo e Bom Retiro, na impossibilidade de times profissionais, quem sabe uma parceria com empresas para Cento de Formação de Atletas. Deveríamos também incentivar mais corridas de rua, quem sabe uma parceria com Vinhedo e a realização de uma Meia Maratona da Represa I (Vinhedo) até o CLT (Valinhos), podemos até pensar em uma Maratona com percurso de ida e volta. Sem esquecer, é claro, dos eventos de ciclismo, modalidade de esporte que vem crescendo na quantidade de adeptos.
A Praça Washington Luís, um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e cartão postal da cidade, foi totalmente revitalizada por empreendedores da cidade, como contrapartida exigida pela Prefeitura, um local lindo e acessível, porém ainda pouco utilizada.

Repensar em mais eventos para o local, tais como o Encontro de Carros Antigos, eventos culturais e gastronômicos, atrairiam público nos finais de semana, ideia que também pode ser usada para o recinto da “festa do figo”.
Lembrando que são ideias, algumas mais fáceis de colocar em prática, outras já bem estruturadas, porém o intuito é analisar nosso potencial turístico e como melhorá-lo.

Turismo Rural

Nossa área rural é maravilhosa, que tal mais incentivos para campings na cidade, com chalés de madeira em um ponto alto como a serra dos cocais. Devemos aproveitar melhor o quadrilátero, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira para o desenvolvimento turístico em nossa região, um plano conjunto com benefícios mútuos.
Por fim, o que as cidades turísticas da região fizeram, em algum momento, que deixou Valinhos para trás? O que podemos mudar, melhorar ou incentivar? Quem sabe um roteiro espiritual, como deu a ideia um de nossos colaboradores nas redes sociais.
Mudança de atitude, parcerias público-privada e uma atenção especial no setor, podem nos colocar realmente em uma rota turística.

Rodrigo Cavalo é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito e Processo do trabalho. Crítico por natureza.


Foto: Antonino Visalli.