Vacinados são propensos a Omicron, aponta universidade dinamarquesa

Vacinados são propensos a Omicron, aponta universidade dinamarquesa

Statens Serum Institut afirma que as taxas de ataque secundário foram 2,61 vezes maiores para Omicron do que para Delta, e entre os indivíduos vacinados com reforço, foi 3,66 vezes maior.

Por Redação em 20/01/2022

Um estudo recente da universidade dinamarquesa Statens Serum Institut concluiu que os vaciandos são propensos a Omicron.

A universidade estudou as taxas de ataque secundário dentro das residências durante o Omicron em comparação com o Delta.

“Surpreendentemente, não observamos diferença significativa entre Omicron e Delta nos indivíduos não vacinados”, observam os autores.

No entanto, quando se trata dos vacinados, eles descobriram que as taxas de ataque secundário foram 2,61 vezes maiores para Omicron do que para Delta, e entre os indivíduos vacinados com reforço, foi 3,66 vezes maior. O que só reafirma que vacinados são propensos a Omicron.

“Isso indica que o aumento da transmissibilidade do Omicron pode ser atribuído principalmente à evasão imunológica, em vez de um aumento inerente na transmissibilidade básica”, concluem os autores.

Vacinados são mais propensos a Omicron que, felizmente, é uma variante leve

Felizmente, o Omicron é exponencialmente menos mortal que o Delta, mas está sendo usado como pretexto para forçar passaportes de vacinas – e ironicamente, de acordo com o estudo, elas deixam as pessoas mais propensas a variante.

As vacinas foram uma esperança para muitos, e propaga-se a narrativa de que os não vacinados estão causando mutações, mas nunca fez sentido que pessoas com zero anticorpos pudessem estar criando pressão evolutiva sobre um vírus. São anticorpos abaixo do ideal que fazem isso.

Roberto Zeballos

Roberto Zeballos, formado na USP e doutor pela Unifesp, é clínico geral, imunologista e alergista.

Ele trabalhou na linha de frente e diz que acredita que estamos “no fim da pandemia” devido a baixíssima taxa de letalidade da Omicron.

Israel pode voltar a estaca zero

Em Israel, mais de 70% da população já foi vacinada. Muitos têm três vacinas e já estão indo para a quarta, mas os casos subiram além dos níveis recordes.

Nas últimas semanas, com a ascensão da Omicron, há uma dissociação clara com base em quantas vacinas você tomou.

Image
A linha cinza representa os que tomaram três doses, a laranja duas doses e a azul nenhuma dose

Atualmente, os não vacinados são 29% da população, mas compõem menos de 14% dos novos casos.

Governo do Reino Unido mostra mais casos entre vacinados percentualmente

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido publicou seu primeiro “relatório de vigilância de vacinas Covid-19” de 2022, que reúne dados de taxa de infecção para as últimas semanas de 2021 (semanas 49-52). Estes não são números brutos, mas taxas de casos por 100.000, divididos por faixa etária e estado de vacinação.

Como você pode observar, o número de testes positivos a cada 100.000 habitantes entre os não vacinados é menor.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Jeremy Bezanger.