Utopia: filme curto sobre governo distópico viraliza na internet

Utopia: filme curto sobre governo distópico viraliza na internet

Um governo "paternal" é o tema o filme curto utopia. E o que da obra imita a realidade?

Por Mari Gatti em 28/02/2022

Recentemente, “Utopia”, um filme de alguns minutos sobre um governo distópico, viralizou. O texto a seguir contém spoilers.

No filme, um viajante vai a cidade Utopia para visitar um parente. Chegando lá, ele descobre que para ligar o carro era preciso fazer um bafômetro. Xingar, mesmo em casa com amigos, era passível de multa. Deixar cair algo no chão era passível de multa. Sem pagar as multas, a sua locomoção é reduzida.

Não existe polícia. Qualquer um pode denunciar uma infração e ganhar uma comissão de dez por cento.

Não há cerveja porque cerveja é ruim para sua saúde e não trás benefícios. Assim como cigarro. Por que permitir algo que só faz mal para a população e lota leitos de hospitais? Isso vai contra a lógica do bem comum acima do indivíduo.

Também não há dinheiro físico. Afinal, com dinheiro digital, todas as transações são rastreadas – o que “facilita a busca por criminosos, como ladrões”.

E de todas as coisas desta obra, o que existe na vida real?

Carros que só funcionam com aval prévio do governo podem se tornar realidade. Em 2021, o presidente Joe Biden assinou uma lei dizendo que todos os carros produzidos nos Estados Unidos a partir de 2026 devem conter um kill switch (“interruptor de desligamento do veículo”). O governo americano pretende poder desligar o carro de seus cidadãos a distância. Oficialmente, o objetivo é diminuir o número de pessoas que dirigem sob efeito de álcool.

Poucos governos no mundo atualmente conseguiriam exigir que todas as casas tenham alguma câmera de vigilância, como as de Utopia, que até detecta “linguagem inapropriada”. Mas chineses morando em grandes centros urbanos podem experimentar o “gostinho” disso com as inúmeras câmeras de reconhecimento facial nas ruas e o crédito social que te pune dependendo dos seus hábitos.

Falar mal do governo faz sua pontuação cair. Comprar álcool também. E pontuação baixa implica em limitações relacionadas a compra de passagens de ônibus e avião.

Sobre dinheiro em espécie, ele já está na mira há muito tempo. Veja o seguinte trecho do site Jusbrasil:

“O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), autor do PL 4068/2020, dá uma ideia em sua justificação. A corrupção, lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas “ficarão quase impossíveis”; crimes como assaltos a bancos e arrombamentos de caixas eletrônicos seriam eliminados; e a sonegação de impostos “iria ser drasticamente reduzida”, porque toda transação financeira poderia ser rastreada”.

Como disse Benjamin Franklin: “Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança”.

*Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube