Ucrânia ganha parecer favorável para se juntar à União Europeia

Ucrânia ganha parecer favorável para se juntar à União Europeia

Ucranianos agora precisam de apoio oficial dos 27 países membros para confirmar a adesão ao bloco continental. Uma possível entrada no bloco foi apontada por Putin como motivo do conflito atualmente ocorrendo no país.

Por Redação em 17/06/2022

Ucrânia ganha parecer favorável para se juntar à União Europeia.

A Comissão Europeia, órgão independente que representa os interesses da União Europeia, emitiu nesta sexta-feira, 17/06/2022, um parecer favorável para aceitar os ucranianos na entidade, oferecendo ao país o “status de candidato”.

O avanço da aceitação da Ucrânia na União Europeia acontece um dia depois da visita de três líderes importantes do bloco a capital do país, Kiev. O presidente francês, Emmanuel Macron; o chanceler alemão, Olaf Scholz; e o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, estiveram na cidade para uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

“Nós quatro apoiamos o status da Ucrânia de candidata ao bloco”, declarou Macron, na quinta-feira 16, em entrevista coletiva.

Nesta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, informou que a Ucrânia está próxima da admissão, porque já cumpriu 70% do protocolo de normas exigidos pelo bloco. No entanto, ela afirmou que o país precisa avançar em questões como os direitos humanos e o combate à corrupção. “O processo é por meritocracia. Então, depende inteiramente da Ucrânia”, afirmou.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube