Twitter bane permanentemente o presidente Trump

Twitter bane permanentemente o presidente Trump

Plataforma que se diz preocupada com o "risco de mais incitação à violência", acusa o Presidente Trump e usa de censura para o banir da rede.

Por Redação em 11/01/2021

Twitter bane permanentemente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sua plataforma na última sexta-feira (08/01/2021). Segundo eles, há preocupação com o “risco de mais incitação à violência” e as transgressões anteriores de Trump.

Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil, publicou sua indignação diante do fato. “O cancelamento permanente da conta de twitter do Trump bem como a suspensão pelo facebook são arbitrários e inaceitáveis”. Segundo ele, a “livre expressão é fundamental em uma sociedade livre”.

Sabe-se que muitas plataformas se beneficiam dos famosos “termos de uso”, que poucos leem e todos aceitam. Afinal, esta é a condição para utilizar a rede social.

Em outras palavras, Beltrão cita que a isenção de responsabilização pelo conteúdo postado por terceiros não pode e nem deve se esconder por trás de termos de uso que, segundo ele, “marotamente interpretados para calar vozes dissonantes”.

Linha editorial

Se a questão é defender ou exercer uma linha editorial, é preciso tomar partido. Deixar claro! “Excluir vozes a seu critério”, não é exatamente correto. Ou então seria muito fácil “perder a isenção de responsabilização desfrutada hoje”.

Ora, o Twitter bane permanentemente o presidente dos Estados Unidos, mas aceita em sua rede personagens como Nicolás Maduro ou então os líderes da ditadura iraniana que pregam diariamente a “eliminação” de Israel.

Parece que a “coisa” está confusa por lá! Ou não se sabe o que é linha editorial, ou não a respeita.

Twitter bane permanentemente o presidente

E em tom ameaçador, um porta-voz do Twitter esclareceu ao TechCrunch que se o presidente tentar “escapar de sua suspensão”, qualquer conta que ele possa vir a usar também estará sujeita à proibição por quebrar as regras do Twitter.

O jornalista Alexandre Garcia também usou sua conta no Twitter para se pronunciar sobre o caso.

“Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la. Voltaire, atualíssimo. Democratas abominam a censura. Totalitários aplaudem a censura contra seus adversários”.

Artigo escrito com base nos relatos de Helio Beltrão no Twitter.


Foto: Mason Hassoun.